Topo

Conheça Salem Al-Dawsari, autor do gol da vitória histórica da Arábia Saudita sobre a Argentina

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

22/11/2022 09h20

O nome de Salem Al-Dawsari, de 31 anos, da Arábia Saudita, ganhou destaque nesta terça-feira. O meia fez o gol da vitória histórica da seleção saudita sobre a Argentina por 2 a 1, pela Copa do Mundo. Diante disso, o ENM apresenta quem é Salem, considerado o grande nome dos árabes. “Tornado”, apelido do atleta, é pentacampeão do campeonato nacional, ainda conquistou duas Copas do Príncipe, três Copas Sauditas e uma Supera Copa Saudita pelo Al-Hilal.

De estilo de jogo hábil, de dribles, arrancadas e tabelas, Salem tem como Neymar, seu maior ídolo no futebol. O saudita já recebeu elogios do próprio atacante do PSG e do Brasil e também do técnico Tite. Eles se enfrentaram em 12 de outubro de 2018, com vitória por 2 a 0 da Seleção Brasileira.

+ LEIA AS NOTÍCIAS DA COPA DO MUNDO

Foto: GLYN KIRK/AFP via Getty Images

Na Arábia Saudita, Salem é estrela do mundo árabe. Tem patrocínio esportivo e é requisitado em propagandas. Foi dele o gol histórico contra o Egito, na despedida dos sauditas na Copa do Mundo de 2018. Salem tem 71 jogos e 18 gols pela seleção saudita. A Arábia Saudita soma quatro vitórias na história da competição: Marrocos, Bélgica (ambas em 1994), Egito e Argentina, maior feito dessa seleção, que avançou de fase em 1994, mas caiu nas oitavas de final.

Salem também já “marcou presença” contra um time brasileiro. O jogador foi o autor do gol em cima do Flamengo na semifinal do Mundial de Clubes de 2019. Ele abriu o placar para o Al-Hilal, mas o rubro-negro conseguiu virar a partida para 3 a 1 e garantir vaga na final da competição. Também conhecido pelos rubro-negros, o jogador já foi treinado por Jorge Jesus.

Ele já é um dos melhores jogadores da Ásia há muito tempo. Só não saiu do continente, porque o Al-Hilal dificulta a transferência do destaque da equipe saudita e dos jogadores locais.