Topo

Inglês - 2021/2022

Guardiola reclama do calendário do Campeonato Inglês e fala em greve

Pep Guardiola se revoltou com a sequência de jogos do Manchester City no Campeonato Inglês - REUTERS/Craig Brough
Pep Guardiola se revoltou com a sequência de jogos do Manchester City no Campeonato Inglês Imagem: REUTERS/Craig Brough

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

24/12/2021 10h00

O técnico Pep Guardiola, do Manchester City, foi mais um treinador a reclamar do apertado calendário do Campeonato Inglês neste final de ano. O treinador questionou se o bem-estar dos atletas está sendo levado em consideração, além de ter apontado que, para que as coisas sejam resolvidas, talvez seja preciso organizar uma greve. O City terá três jogos para disputar num prazo de uma semana.

"Talvez seja preciso que os jogadores e os treinadores se unam para fazer uma greve ou algo do gênero. Já entendemos que nada vai ser resolvido só com palavras", afirmou o técnico do Manchester City durante entrevista coletiva.

Embora entenda a tradição do "boxing day", como é conhecido o dia após o Natal com partidas da Premier League, Guardiola lembrou que o calendário tem estado cada vez mais apertado por conta da grande quantidade de jogos que as equipes inglesas precisam disputar. Para dar base ao seu argumento, o treinador lembrou de dificuldades que passou no começo da temporada.

"A Uefa, a Fifa, a Premier League, os detentores de direitos de transmissão televisiva e o negócio parecem ser mais importantes do que o bem-estar dos jogadores. No início desta temporada, eu não tinha jogadores disponíveis para jogar (devido à realização da Eurocopa). Tinha somente 10 jogadores. Isto desvirtua a competição, não é justo. No entanto, os jogadores precisam de férias, de descansar duas ou três semanas", disse Pep Guardiola.

Outro ponto abordado pelo treinador foi o fato de na Premier League já não serem permitidas cinco substituições. A saída foi encontrada pela Fifa para tentar diminuir os efeitos da pandemia da covid-19 sobre os atletas, mas já foi abolida na elite do futebol inglês, que só permite as tradicionais três alterações.

"Em todo o mundo é permitido fazer cinco substituições, mas aqui mantêm-se as três. Isto é defender o bem-estar dos jogadores?", questionou Guardiola.

O Manchester City joga no próximo dia 26 de dezembro, contra o Leicester, em casa. Depois disso, a equipe encara o Brentford, no dia 29 de dezembro, e o Arsenal, no dia 1º de janeiro, ambos fora de casa.