PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Homem forte em Portugal e com entrada no Flamengo: Quem é Bruno Macedo?

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

02/12/2021 12h07

Na última quarta-feira, o jornal português Record veiculou a informação da chegada do empresário Bruno Macedo ao Rio de Janeiro para conversar com dirigentes do Flamengo. Por ter sido um dos representantes do técnico português Jorge Jesus, na sua passagem pelo clube carioca, muitos torcedores rubro-negros ficaram eufóricos com uma possível volta do Mister. Mas, afinal, quem é Bruno Macedo? 

+Empresário de Jorge Jesus marca encontro com dirigentes do Flamengo, diz jornal português

Carreira

Advogado, nascido em Braga, em Portugal, de 2008 a 2013 ele foi diretor do departamento jurídico do Sporting Clube de Braga, na gestão de António Salvador, entrando, assim, no mundo do futebol. 
Em 2013, ele se desliga do Guerreiros do Minho, para se dedicar as intermediações de negócios no futebol. Macedo é muito próximo do atual presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Sua relação com o mandatário dos Encarnados começou quando ainda trabalhava no jurídico do Braga. E, a pedido de Salvador, intermediou negociações no Brasil e em Moçambique, que Viera era parceiro. No Brasil, ele trabalhou na possibilidade do Braga comprar o então Grêmio Osasco – SP, sem sucesso, que depois virou Grêmio Osasco Audax.

Com o passar dos anos Bruno se tornou um dos grandes empresários e mais influentes no futebol português. Ele trabalhou intermediando a idas dos zagueiros Felipe e Militão, para o Porto FC, em 2016 e 2018, respectivamente. 

Pela sua força no futebol lusitano, ele é um dos representantes do empresário italo-brasileiro Giuliano Bertolucci, que é sócio do também empresário Kia Joorabchian, representantes legais do técnico português Jorge Jesus. Desta forma, Bruno Macedo é apenas um intermediário dos empresários para operar em nome da Bertolucci Sports – responsável por agenciar e fazer a gestão de carreira de 58 atletas brasileiros pelo mundo. 

Pelas regras da FIFA, Bertolucci, por ser ítalo-brasileiro, só pode operar no Brasil ou na Itália, e, por isso, Bruno Macedo o representa em Portugal e o Kia, que é Britânico e Iraniano, opera em nome da empresa na Inglaterra. Resumindo, a Bertolucci Sports fica dividida assim: Bruno Macedo (em Portugal), Giuliano Bertolucci (Brasil e Itália) e Kia Joorabchian (Inglaterra e no Oriente Médio). 

Siga o ENM no TwitterInstagram Facebook.

Problemas com a justiça

Desde agosto de 2020, o agente é investigado na "Operação Cartão Vermelho", pelo Ministério Público de Portugal de participar de um esquema de fraude que beneficiou o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, e prejudicou o clube lusitano e o estado português nas negociações de Derlis González e Cláudio Correa em 2013, e César em 2015. Para o MP de Portugal, Macedo era uma espécie de “testa de ferro”, do presidente do Benfica. Na ocasião, Vieira foi afastado da presidência pelo Conselho Fiscal do clube por 30 dias.

Mas Bruno Macedo está vindo para o Brasil negociar a vinda de Jorge Jesus?

Além de Jesus, o trio trabalha com outros treinadores portugueses, entre eles: André Villas-Boas (44), Leonardo Jardim (47), Marco Silva (44) e Carlos Carvalhal (55), todos comandantes que já tiveram seus nomes sondados pelo Flamengo para dirigir o clube em algum momento. Dos técnicos citados, só André Vilas-Boas está sem clube no momento, mas segundo apuração do Esporte News Mundo, o ex-auxiliar de José Mourinho pretende continuar trabalhando no futebol europeu . E no caso de Jorge Jesus tão pedido pela torcida rubro-negra é cedo para falar em uma possível volta, já que o Mister tem contrato com o Benfica até junho de 2022, e para tira-lo junto com a sua comissão técnica o Flamengo teria que pagar 10 milhões de euros (R$ 63,7 milhões, na cotação atual).

Outro Ponto 

Bruno Macedo além de representar o Mister, ele também representa o zagueiro Bruno Viana, que pertence ao Braga e está emprestado ao Flamengo, mas que não vai ficar no clube da Gávea, já que seu contrato se encerra agora em dezembro. A vinda do Bruno Macedo para o Brasil também é para tratar da vida de outro português, Abel Ferreira, bicampeão da Libertadores da América pelo Palmeiras, que tem contrato com o clube paulista até o final de 2022.  

Histórico de jogadores campeões no clube

O trio Giuliano Bertolucci, Kia Joorabchian e Bruno Macedo foi responsável pelas últimas contratações que o Flamengo fez, por exemplo: O lateral-esquerdo Filipe Luís, o zagueiro espanhol Pablo Mari, o volante Gerson (inclusive foram os três responsáveis pela ida do jogador para o Olympique de Marseille, na França). A vinda do lateral-direito, Rafinha começou pelo Lincoln Soares  (ex-meia do Atlético-MG, Palmeiras e Curitiba) e o Ricardo Scheid que é sócio do atleta, embora toda a operação tenha sido feita pelo trio. Por último, as negociações envolvendo Pedro, Thiago Maia, Mauricio Isla, Andreas Pereira e Kenedy também foram transações feitas pela Bertolucci Sports.

Futebol