Topo

Candidatura uruguaia para Copa de 2030 terá a sustentabilidade como bandeira

15/08/2022 21h27

Montevidéu, 15 ago (EFE).- A sustentabilidade ambiental será uma das prioridades estratégicas que o Uruguai incluirá na candidatura para organizar a Copa do Mundo de 2030, afirmaram nesta segunda-feira o ministro do Meio Ambiente do país, Adrián Peña, e o presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignacio Alonso.

Após uma reunião de trabalho realizada na Torre Executiva (sede do governo), ambos apontaram a importância de gerir a candidatura que o Uruguai compartilha com Argentina, Chile e Paraguai nesta perspectiva, bem como atingir a população com mensagens de conscientização ambiental através do futebol.

2030 é o ano em que devem ser cumpridos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pelas Nações Unidas e também quando será realizada a Copa do Mundo que o Uruguai sonha em organizar junto com outros países da região.

Por este motivo, Peña destacou que ambas as instituições assinarão um acordo que lhes permitirá trabalhar para garantir que a candidatura de 2030 seja a do Mundial da sustentabilidade e também gerar campanhas de conscientização no futebol uruguaio.

Uma melhor gestão dos resíduos, tanto nos eventos como no dia-a-dia dos complexos esportivos, bem como reutilizar a água da chuva para irrigar os campos de jogos, são algumas das estratégias que o ministro apontou para que o futebol seja mais amigo do ambiente.

"Às vezes não se trata de recursos, mas de gerir de forma diferente e, muitas vezes, o que as instituições precisam é de um guia", disse Peña, se referindo à incorporação da perspectiva ambiental na tomada de decisões.

Além disso, Peña afirmou que "a bola convoca" e que, por isso, o futebol é ponto "central" para "chegar ao público da melhor maneira possível" com mensagens para uma mudança de hábitos.

Nesse sentido, a AUF colocará à disposição do Ministério canais de comunicação e coordenação com todas as categorias do futebol para desenvolver campanhas de conscientização ambiental.

A candidatura conjunta dos quatro países, que competirão com Espanha e Portugal, leva o lema "Mundial Centenário", como uma homenagem aos 100 anos da primeira edição da Copa do Mundo, organizada pelo Uruguai em 1930.

O lançamento desta candidatura ocorreu no último dia 2, no Estádio Centenário, em Montevidéu. EFE