Topo

Persistente Atlético e atrevido Leipzig jogam por vaga nas semis da Champions

13/08/2020 02h32

Lisboa, 12 ago (EFE).- O estádio José Alvalade, em Lisboa, será palco nesta quinta-feira do duelo entre RB Leipzig, da Alemanha, e Atlético de Madrid, da Espanha, que envolvem times com trajetórias históricas diferentes, mas que buscam igualmente o primeiro time para Liga dos Campeões.

Os 'Colchoneros' foram fundados em 1903, nada mais, nada menos, que 106 anos antes do adversário. Além disso, já foram três vezes vice-campeões continentais, sendo duas recentemente, em 2014 e 2016. O terceiro colocado da 'Bundesliga', por sua vez, está pela primeira vez entre os oito melhores do torneio.

Curiosamente, essa é a primeira vez, depois de duas temporadas, que o Atlético conseguiu voltar às quartas de final da 'Champions', após cair na fase de grupos, em 2017-2018, e nas oitavas diante da Juventus, em 2018-2019. Antes disso, foram quatro edições seguidas conseguindo, ao menos, o 'top-8'.

O RB Leipzig, por sua vez, alcançou o continente logo após a primeira participação no Campeonato Alemão, em que foi vice-campeão. Logo na estreia na Europa, após ser eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões, foi para a Liga Europa e alcançou as quartas de final.

Antes de se enfrentarem nesta quinta-feira, no Alvalade, os dois adversários precisaram passar pelos finalistas da edição passada do torneio. O Atlético de Madrid passou pelo atual campeão, Liverpool, com direito a vitória em pleno estádio Anfield Road. Já o time alemão despachou o Tottenham, com placar agregado de 4 a 0.

Para o jogo desta quinta-feira, o técnico argentino Diego Simeone teve dois problemas de última hora, com lateral-direito croata Sime Vrsaljko e o meia-atacante compatriota Ángel Correa dando positivo em teste para o novo coronavírus.

Além disso, o volante ganês Thomas Partey, com problema muscular, é dúvida para a partida. Já a lateral-direita está indefinida, com disputa entre o inglês Kieran Trippier e o colombiano Santiago Arias. Já no setor ofensivo, o português João Félix e o espanhol Álvaro Morata também disputam lugar.

O Leipzig teve o principal problema para a reta final da 'Champions' anunciado bem antes de a bola rolar, com a transferência do principal jogador do elenco, o atacante alemão Timo Werner, que se transferiu para o Chelsea.

Sem acordo entre os clubes, o jogador não prorrogou o vínculo com antiga equipe e está fora da competição. Além disso, o zagueiro inglês Ethan Ampadu, que estava emprestado, justamente, pelos 'Blues', também se despediu da equipe alemã.

Para piorar, o zagueiro francês Ibrahima Konaté, que está se recuperando de lesão, é dúvida para o duelo.

Prováveis escalações:.

RB Leipzig: Gulacsi; Klostermann, Upamecano e Halstenberg; Laimer, Sabitzer, Kampl, Mukiele; Forsberg e Nkunku; Schick. Técnico: Julian Nagelsmann.

Atlético de Madrid: Oblak; Trippier (ou Arias), Giménez, Savic e Renan Lodi; Llorente, Koke, Saúl e Carrasco; João Félix (ou Morata) e Diego Costa. Técnico: Diego Simeone.

Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia), auxiliado pelos compatriotas Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz.

Estadio: José Alvalade, em Lisboa (Portugal).