Topo

Botafogo e Atlético-MG fazem duelo de ida pelas oitavas da Sul-Americana

23/07/2019 16h13

Redação Central, 23 jul (EFE).- Botafogo e Atlético Mineiro se enfrentarão nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico Nílton Santos, no Rio de Janeiro, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, em mais um capítulo da rivalidade entre as duas equipes.

O Alvinegro carioca e o Galo mineiro se enfrentaram seis vezes em séries eliminatórias de diferentes competições nos últimos 12 anos, sempre com o Fogão garantindo classificação. Em alguns casos, como em 2007, pela Copa do Brasil, houve muita reclamação da equipe de Belo Horizonte pela arbitragem.

A última vez que o Atlético conseguiu despachar o Botafogo de um torneio aconteceu em 1994. Pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro, jogando em casa, no Mineirão, passou pelo adversário por 2 a 0, e avançou apesar da derrota por 2 a 1, no Maracanã.

Para garantir a manutenção da sequência de êxitos sobre o Galo, o time carioca precisará superar uma crise de ambiente, já que os jogadores estão com salários atrasados, e uma greve chegou a ser especulada - medida que foi descartada pelo zagueiro argentino Joel Carlí, em entrevista coletiva.

Além disso, dentro das quatro linhas, o Fogão não venceu os últimos três jogos que disputou, contra Grêmio, Cruzeiro e Santos, todos pelo Brasileirão. No fim de semana, a equipe comandada por Eduardo Barroca foi batida pelo Santos por 1 a 0, também no Nílton Santos.

Para o jogo de ida das oitavas de Sul-Americana, um desfalque é dado como certo na equipe, o zagueiro Gabriel, que está cedido por empréstimo pelo Atlético e só pode atuar caso seja paga multa. Com isso, Marcelo deverá formar dupla defensiva com Carlí.

No meio, Barroca ainda tem dúvida entre João Paulo, que foi titular contra o Peixe e Gustavo Bochecha. No mais, há chances da repetição da escalação do compromisso deste fim de semana pelo Campeonato Brasileiro.

O Atlético Mineiro, por sua vez, foi eliminado na semana passada da Copa do Brasil, diante do arquirrival Cruzeiro, após perder primeiro duelo por 3 a 0 e vencer a volta por 2 a 0. Depois disso, os comandados por Rodrigo Santana tropeçaram no Fortaleza.

No jogo pelo Brasileirão, o Galo chegou a abrir dois gols de frente, mas cedeu empate e terminou a rodada seis pontos distante do líder, Palmeiras - que está igualado com o Santos, mas leva a melhor no saldo de gols.

Para o compromisso pela competição continental, o time de Belo Horizonte não contará com o goleiro Victor, que se recupera de tendinite no joelho esquerdo, problema que já o tirou da partida com o Fortaleza. Com isso, Cleiton será titular mais uma vez.

Por outro lado, o lateral-esquerdo Fábio Santos, o meia venezuelano Romulo Otero e o atacante Yimmy Chará, poupados do compromisso do último fim de semana, deverão reaparecer no time titular.

Prováveis escalações:.

Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Carlí, Marcelo, Gílson; Cícero, Luiz Fernando, João Paulo (ou Gustavo Bochecha), Diego Souza, Alex Santana; Erik. Técnico: Eduardo Barroca.

Atlético Mineiro: Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Jair, Elias, Cazares e Otero; Chará e Alerrandro. Técnico: Rodrigo Santana.

Árbitro: Raphael Claus, auxiliado por Alessandro Rocha e Fabricio Vilarinho.

Estádio Olímpico Nílton Santos, no Rio de Janeiro. EFE