Topo

Time de Beckham terá estádio fora de Miami antes de estrear arena na MLS

Ex-astro inglês é um dos proprietários do Inter Miami, que disputará a MLS a partir de 2020 - AFP PHOTO / Alexia FODERE
Ex-astro inglês é um dos proprietários do Inter Miami, que disputará a MLS a partir de 2020 Imagem: AFP PHOTO / Alexia FODERE

Da EFE, em Miami (EUA)

10/07/2019 20h02

O Inter Miami, time controlado pelo ex-jogador David Beckham e por um grupo de empresários, anunciou hoje que chegou a um acordo com a cidade de Fort Lauderdale, na Flórida, para começar a disputar a MLS em março de 2020.

Em virtude do acordo, os dirigentes do Inter Miami poderão construir um estádio para 18 mil espectadores em um terreno de 64 acres (25,9 hectares) onde era localizado o Lockhart Stadium, que foi demolido em junho.

Essa não será a sede definitiva do Inter Miami, que ficará em Miami, em um terreno municipal que hoje é ocupado por um clube de golfe. O plano é realizar a mudança após ter disputado duas temporadas da MLS em Fort Lauderdale, cidade situada 40 quilômetros ao norte de Miami.

O clube de futebol pagará a construção do novo estádio em Fort Lauderdale, orçado em US$ 60 milhões, e se compromete a manter por 50 anos as instalações em um terreno que continuará sendo propriedade do município.

"Estamos agradecidos pela grande colaboração da cidade de Fort Lauderdale para nos ajudar a fechar este acordo e proceder com a próxima fase de construção", disse o coproprietário do Inter Miami, o cubano-americano Jorge Mas.

Segundo Mas, filho de Jorge Mas Canosa, o criador da Fundação Cubano-Americana, agora será possível concretizar uma série de tarefas como "contratar os jogadores" para "colocar os torcedores mais perto da primeira partida".

O prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, ressaltou que o acordo oferece mais oportunidades esportivas e recreativas aos moradores da cidade.

"Juntos vamos expandir as oportunidades futebolísticas para os nossos jovens" e fazer com que a cidade desempenhe "um papel importante no futuro do futebol profissional" dos Estados Unidos.

Além do estádio, que servirá para diversos eventos, haverá um centro de treinamento, vários campos de futebol, pistas para correr e caminhar, um espaço de jogo e outro para cachorros.

A Prefeitura terá acesso ao estádio e à quadra de grama sintética para determinados torneios escolares e eventos previamente acordados com o clube.

O estádio de Fort Lauderdale continuará sendo o centro de treinamento de todas as equipes do clube depois da mudança para Miami. Inclusive, será a sede permanente das categorias de base.

Quando chegar ao Freedom Park de Miami, o clube de Beckham contará com um estádio de 28 mil assentos em um lugar que incluirá escritórios, comércios e hotéis.

Desta forma, parecem estar resolvidos os problemas que se arrastavam desde 2014 em Miami, onde os proprietários do clube não conseguiram levar adiante os planos de construir o estádio nas cobiçadas regiões do porto de Miami e, posteriormente, do Downtown, perto da AmericanAirlines Arena, onde joga o Miami Heat, da NBA.

Após as negativas - propiciadas pela oposição de empresas de cruzeiros, associações de moradores e ambientalistas -, outros dois planos foram recusados.