Topo

Pódios dos Jogos Olímpicos de Tóquio serão feitos de plástico reciclado

Kazuhiro Nogi/AFP
Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

11/06/2019 07h28

Os pódios utilizados nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, serão feitos a partir de plástico reciclado, informou nesta terça-feira o comitê organizador.

A iniciativa faz parte dos esforços dos organizadores dos Jogos do Japão para incluir ações que promovam uma economia sustentável, já que o país é o segundo maior consumidor per capita de plásticos, atrás apenas dos Estados Unidos.

O comitê organizador informou que a partir de quinta-feira serão instaladas caixas de coletas de plástico em 2 mil estabelecimentos da rede japonesa AEON, material que será enviado à multinacional americana Procter & Gamble para reciclagem e fabricação dos pódios usados na premiação.

A ideia é que também sejam utilizados resíduos plásticos encontrados nos oceanos. No total, a iniciativa procura reunir até 45 toneladas de plásticos para a fabricação dos pódios.

O comitê organizador já tinha anunciado previamente que as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que começarão em 24 de julho de 2020, serão fabricadas com metais recuperados de telefones celulares e outros aparelhos fornecidos pelos japoneses.