Topo

Bayern goleia Wolfsburg, passa Dortmund no saldo e assume a ponta do Alemão

09/03/2019 16h40

(Atualiza com resultado de Mainz 05 e Borussia Mönchengladbach).

Berlim, 9 mar (EFE).- O Bayern de Munique goleou o Wolfsburg neste sábado por 6 a 0, na Allianz Arena, e desbancou o Borussia Dortmund da liderança do Campeonato Alemão, apesar da vitória da equipe sobre o Stuttgart, também em jogo disputado hoje.

As duas equipes seguem empatadas com 57 pontos, mas, agora o time bávaro está com saldo de gols positivo de 35, dois a mais que os aurinegros, que estavam na liderança desde a sexta rodada da competição, realizada ainda em setembro do ano passado.

Neste sábado, o Bayern não tomou conhecimento do Wolfsburg e levou a melhor com gols do atacante polonês Robert Lewandowski, único a marcar duas vezes, do meia Serge Gnabry, do meia colombiano James Rodríguez, do meia-atacante Thomas Müller e do polivalente Joshua Kimmich.

O lateral-direito Rafinha, que deve acertar com o Flamengo, a partir de julho, não foi relacionado. Já o meia Thiago Alcântara, filho do tetracampeão mundial Mazinho, foi titular e ficou 90 minutos em campo.

Os Lobos, por sua vez, contaram com o lateral-direito William, ex-Internacional, no 11 inicial. A equipe está, provisoriamente, na sétima posição, fora da zona de classificação para competições continentais, com 39 pontos.

O Borussia Dortmund, que começou a rodada na ponta da competição, passa por situação inusitada, já que acabou ultrapassado pelo arquirrival, mesmo tendo conseguido passar pelo Sttutgart por 3 a 1, em jogo disputado no estádio Signal Iduna Park.

Em duelo com todos os gols no segundo tempo, os comandados pelo francês Lucien Favre, marcaram com o meia-atacante Marco Reus, cobrando pênalti, o atacante espanhol Paco Alcácer e o atacante americano Christian Pulisic. O zagueiro Marc Kempf descontou.

Com a derrota, o Stuttgart segue na 16ª e antepenúltima posição, com 19 pontos. Se o Campeonato Alemão acabasse agora, a equipe teria que disputar uma repescagem com o terceiro colocado da segunda divisão, pela permanência na elite.

Ainda neste sábado, o RB Leipzig, terceiro na classificação, empatou sem gols em seus domínios com o Augsburg. O time do atacante Matheus Cunha, ex-Coritiba, chegou aos 46 pontos, 11 a menos que Bayern de Munique e Borussia Dortmund.

Por outro lado, a equipe que tem como donos a Red Bull, viu o Borussia Mönchengladbach igualar seus 46 pontos, com a vitória sobre o Mainz 05 por 1 a 0, fora de casa. Os visitantes, que levam a melhor na disputa pelo terceiro lugar, devido ao saldo de gols inferior, ganharam graças a gol do zagueiro suíço Nico Elvedi.

Já o Freiburg se afastou ainda mais da zona de rebaixamento ao vencer o Hertha Berlim por 2 a 1, em casa. O atacante bósnio Vedad Ibisevic, da equipe da capital, marcou um gol a favor e outro contra. O atacante alemão Nils Petersen completou o placar dos anfitriões. EFE