PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Pentacampeões Liverpool e Bayern empatam sem gols na Inglaterra

19/02/2019 19h29

Liverpool (Inglaterra), 19 fev (EFE).- Em um jogo que reuniu nesta terça-feira os donos de dez taças da Liga dos Campeões, sendo cinco de cada lado, Liverpool e Bayern de Munique fizeram um primeiro tempo bastante movimentado, uma segunda etapa mais fria, e empataram em 0 a 0 no estádio Anfield Road, pelas oitavas de final do torneio continental.

Atual vice-campeão, o time mandante teve as chances mais claras, mas nenhum dos três integrantes de seu badalado trio de ataque, formado por Sadio Mané, Mohamed Salah e Roberto Firmino esteve em uma noite inspirada. O brasileiro até se sobressaiu, mas na parte da criação, e pouco finalizou.

Com o resultado, os 'Reds' levam uma ligeira vantagem para o jogo de volta, no dia 13 de março, na Allianz Arena. A equipe treinada por Jürgen Klopp jogará por um empate com gols, enquanto o atual hexacampeão alemão precisará vencer. Um novo 0 a 0 levará o confronto para a prorrogação e, se necessário, para disputa de pênaltis.

Desfalcado de Van Dijk, suspenso, e de Lovren, machucado, o técnico Jürgen Klopp se viu obrigado a improvisar na zaga do Liverpool e escalou uma dupla formada por Matip e o volante Fabinho. Os outros dois brasileiros do elenco, Alisson e Roberto Firmino, também foram titulares.

No Bayern, a lista de baixas foi maior, com o zagueiro Boateng, o volante Tolisson e os atacantes Robben e Müller. Mesmo com as ausências, o lateral Rafinha começou no banco e entrou apenas nos instantes finais.

Como era de se esperar devido às características ofensivas das equipes, o jogo em Liverpool foi aberto, ao menos no primeiro tempo, com chances para os dois lados. Aos 11 minutos, Salah foi lançado na área pela direita, esticou o pé e desviou para boa defesa do goleiro Neuer. Logo em seguida, aos 12, na resposta dos visitantes, Gnabry cruzou, Matip se antecipou a Lewandowski para fazer o corte e quase marcou contra, mas Alisson salvou.

Mané teve as oportunidades mais claras da etapa inicial, mas não estava com o pé calibrado. Aos 15, foi acionado na área, levou para o pé esquerdo e encheu o pé pela linha de fundo. Henderson aparecia livre e reclamou bastante. Um minuto depois, Alisson se complicou na saída para o jogo, Coman recebeu livre na esquerda e acertou a rede, mas pelo lado de fora.

Aos 23 minutos, quem errou o alvo foi Salah, que aproveitou cruzamento de Alexander-Arnold da direita e cabeceou a centímetros do alvo.

O Bayern tinha mais a bola, mas eram os 'Reds' que finalizavam em maior número. Aos 32 minutos, Firmino recuperou na intermediária e passou para Keita, que emendou de primeira. Neuer deu rebote nos pés de Mané, que girou bonito, mas errou a conclusão.

Alisson, após a falha com os pés, foi bem com as mãos aos 35, quando Gnabry limpou pela direita, ajeitou o corpo e bateu por baixo para boa intervenção do arqueiro da seleção brasileira.

Ainda antes do intervalo, o Liverpool esboçou uma pressão e finalizou três vezes com certo perigo. Mané mandou uma bicicleta por cima aos 37, Matip completou por baixo para fora aos 40, e Firmino chutou fraco aos 45, para defesa firme de Neuer.

A segunda etapa teve um início mais amarrado, e um arremate de maior perigo aconteceu apenas aos 13 minutos. Gnabry desarmou Henderson no ataque, carregou e soltou uma bomba que passou rente ao travessão.

Com o passar dos minutos, o Liverpool foi ganhando terreno, mas demonstrava pouca criatividade. Em uma sequência de chuveirinhos para a área, aos 25, em cobrança de escanteio, e aos 26, em cobrança ensaiada de falta, a defesa do Bayern levou a melhor e afastou.

O Bayern só foi chutar a gol no segundo tempo aos 33, mas teve tudo para abrir o placar. James Rodríguez, apagado até então, encontrou espaço na área e concluiu de esquerda para fora.

A última grande oportunidade foi da equipe anfitriã, aos 40 minutos, novamente com Mané. Robertson levantou na medida para o senegalês, que cabeceou firme e viu Neuer defender no reflexo.

Ficha técnica:.

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Fabinho e Robertson; Henderson, Keita (Milner) e Wijnaldum; Mané, Salah e Roberto Firmino (Origi). Técnico: Jürgen Klopp.

Bayern de Munique: Neuer; Kimmich, Süle, Hummels e Alaba; Javi Martínez, Thiago Alcantara e James Rodríguez (Renato Sanches); Coman (Ribéry), Gnabry (Rafinha) e Lewandowski. Técnico: Niko Kovac.

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália), auxiliado pelos compatriotas Filippo Meli e Matteo Passeri.

Cartões amarelos: Henderson (Liverpool); Kimmich (Bayern de Munique).

Estádio: Anfield Road, em Liverpool (Inglaterra). EFE

Esporte