Topo

Com Brasil de cabeça de chave, sorteio da Copa América acontece nesta quinta

23/01/2019 15h48

Rio de Janeiro, 23 jan (EFE).- Um sorteio em cerimônia especial que será realizada na noite desta quinta-feira no Rio de Janeiro, e que contará com a participação de várias estrelas sul-americanas do futebol definirá os três grupos em que serão divididas as 12 participantes da Copa América deste ano.

Em sua 46ª edição, a Copa América voltará ao Brasil após 30 anos e será disputada de 14 de junho a 7 de julho. As seleções dos dez países que compões a Conmebol, juntas com os convidados Japão e Catar, serão divididas em três grupos com quatro equipes cada. O time anfitrião será cabeça de chave do grupo 1, enquanto Argentina e Uruguai, as mais bem colocadas no último ranking da Fifa, estarão à frente dos grupos 2 e 3.

A equipe de Tite já tem o caminho na primeira fase definido, esperando apenas os adversários. A estreia acontecerá em 14 de junho, no Morumbi. Quatro dias depois, os pentacampeões mundiais entrarão em campo na Arena Fonte Nova, em Salvador, e a campanha na busca por uma vaga nas quartas de final será encerrada em 22 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo.

O Chile, atual bicampeão, ficará no pote 2, que também tem a Colômbia e o Peru. Além disso, as duas representantes da Ásia não poderão ser emparelhadas juntas, já que o Japão foi colocado no pote 3, com Paraguai e Venezuela, enquanto o Catar está no 4, com Bolívia e Equador.

A sorte será lançada nesta quinta às 20h30 (de Brasília), em cerimônia de gala na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, preparada pela Conmebol e o Comitê Organizador Local.

O evento terá a presença de estrelas do futebol brasileiro, como Cafu, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Zico, além de ídolos de outros países, como o argentino Javier Zanetti e o colombiano Francisco Maturana.

Alguns deles atuarão como assistentes oficiais. Marta será a responsável pelo pote 1, que definirá entre Argentina e Uruguai qual ficará no grupo 2 e qual liderará o grupo 3.

Zanetti, segundo jogador com mais partidos na história da seleção argentina, ficará no pote 2, e Zico estará no 3. Por fim, Maturana, técnico da Colômbia campeã da Copa América em 2001, definirá as chaves das seleções do pote 4.

Cafu, como embaixador da Copa América, será o apresentador do sorteio, e Ronaldinho Gaúcho fará uma participação especial na qual será lembrada a sua trajetória no torneio, como o gol sobre a Venezuela na edição de 1999, quando tinha 19 anos e deu um lençol em um defensor antes de chutar para a rede.

A Copa América de 2019 será disputada em seis estádios de cinco cidades brasileiras: Maracanã, no Rio de Janeiro; Mineirão, em Belo Horizonte; Arena do Grêmio, em Porto Alegre; Arena Fonte Nova, em Salvador; e Morumbi e Arena Corinthians, ambas em São Paulo.

A abertura acontecerá no Morumbi e contará com a presença do Brasil. A decisão será realizada no Maracanã, e as semifinais, em 2 e 3 de julho, ocorrerão em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Pelo menos seis treinadores das seleções que disputarão a Copa América estarão presentes no sorteio, confirmou a organização à Agência Efe. Tite, da equipe da casa, deverá ter a companhia de Lionel Scaloni (Argentina), Óscar Tabárez (Uruguai), Eduardo Villegas (Bolívia), Juan Carlos Osorio (Paraguai) e Reinaldo Rueda (Chile).

Os treinadores Rafael Dudamel, da Venezuena, e Arturo Reyes, interino da Colômbia, comandam também as equipes sub-20 no Campeonato Sul-Americano da categoria, que está sendo realizado em território venezuelano. Ricardo Gareca, da seleção peruana, também está no país para acompanhar o torneio e será outra baixa na Cidade das Artes. Já Catar e Japão estão disputando a Copa da Ásia. A única dúvida é Hernán Darío Gómez, do Equador, cuja presença não foi confirmada pela Conmebol. EFE