Topo

Liverpool põe invencibilidade à prova contra velho conhecido no 'Boxing Day'

25/12/2018 14h00

Redação Central, 25 dez (EFE).- Líder do Campeonato Inglês com quatro pontos de vantagem para o Manchester City, segundo colocado, e único time que não perdeu após 18 rodadas, o Liverpool colocará a boa fase em xeque nesta quarta-feira, no chamado 'Boxing Day', enfrentando o Newcastle, do técnico Rafa Benítez.

Com sete vitórias nos últimos sete jogos, os 'Reds' já conquistaram o simbólico título de campeão de inverno, porque virará o primeiro turno em primeiro lugar mesmo em caso de derrota no estádio Anfield Road. O time dirigido por Jürgen Klopp soma 48 pontos, contra 44 dos 'Citizens', que também nesta quarta visitará o Leicester, nono.

Já o Newcastle aparece apenas em 15º lugar, com 17 pontos, a cinco da zona de rebaixamento. Os 'Magpies' viveram boa fase em novembro, com três vitórias seguidas, o que rendeu a Benítez o prêmio de melhor técnico de outubro no Inglês. Entretanto, nas últimas cinco rodadas, a equipe obteve apenas um triunfo.

O treinador espanhol esteve à frente do Liverpool de 2004 a 2010 e conduziu os 'Reds' à sua conquista mais recente de Liga dos Campeões, em 2005. Por isso, é sempre bem recebido em Anfield, mesmo quando comandou o rival Chelsea.

O pentacampeão europeu tenta quebrar uma escrita recente para ficar com o título. Nas últimas dez edições da Premier League, em oito o time que chegou à 19ª rodada no topo da tabela ficou com o título. O Liverpool foi a exceção nos dois casos, em 2008-2009 e 2013-2014, ficando com o vice-campeonato em ambos.

O 'Boxing Day' é um dos dias especiais do Inglês. Enquanto a maior parte das grandes ligas pelo mundo está em recesso, a 'Premier League' intensifica suas atividades. Serão nove partidas nesta quarta e uma na quinta, entre Southampton e West Ham, no St. Mary's Stadium.

Enquanto o Liverpool tenta se consolidar na ponta, o Manchester City irá a Leicester sem margem de erro. A quatro pontos do líder, o time dirigido por Josep Guardiola precisa se recuperar da derrota para o Crystal Palace em casa no último sábado.

Além disso, o atual campeão está ameaçado pelo impulso tomado pelo Tottenham nos últimos anos. Os 'Spurs' golearam o Everton por 6 a 2 em pleno Goodison Park no último domingo e ficou a dois pontos dos 'Citizens'. Dessa forma, têm chances de assumir a vice-liderança, mas para isso precisam fazer sua parte e derrotarem o Bournemouth em Wembley.

Na luta pela quarta posição, a última a se classificar para a próxima Liga dos Campeões, Chelsea e Arsenal somam 37 pontos cada. Os 'Blues' estão à frente no saldo de gols e jogarão contra o Watford no Vicarage Road, enquanto os 'Gunners', em quinto, visitarão o Brighton.

Após ter goleado o Cardiff por 5 a 1 na estreia do técnico Ole Gunnar Solskjaer, o Manchester United, sexto colocado, com 29 pontos, quer embalar e jogará contra o Huddersfield, vice-lanterna, no reencontro do ex-jogador norueguês com a torcida em Old Trafford.

Programação da 19ª rodada do Campeonato Inglês:.

Quarta-feira.

Fulham - Wolverhampton.

Burnley - Everton.

Crystal Palace - Cardiff.

Leicester - Manchester City.

Liverpool - Newcastle.

Manchester United - Huddersfield.

Tottenham - Bournemouth.

Brighton - Arsenal.

Watford - Chelsea.

Quinta-feira.

Southampton - West Ham. EFE