Topo

Recuperação de cirurgia no tornozelo é melhor do que esperávamos, diz Nadal

Sem jogar desde 8 de setembro, Rafael Nadal voltará às quadras em Abu Dhabi, em 27 de dezembro - Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Sem jogar desde 8 de setembro, Rafael Nadal voltará às quadras em Abu Dhabi, em 27 de dezembro Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Após passar por uma cirurgia no tornozelo direito, o tenista espanhol Rafael Nadal revelou neste domingo (23) que a recuperação está sendo melhor do que ele esperava e que a atual pré-temporada é melhor do que a do ano passado.

"Estou dando muitos passos para frente desde a cirurgia no pé. Comecei a jogar uma semana antes e com mais intensidade do que pensávamos. Aqui estamos, jogando mais ou menos firme, mas esperançosos para começar a nova temporada", disse o jogador em entrevista concedida à emissora CNN. "Terminei o ano passado com meus joelhos muito mal. Não cheguei bem preparado para o início da última temporada."

Nadal, de 32 anos, não disputa um torneio desde 8 de setembro, quando abandonou a semifinal do US Open, contra o argentino Juan Martín del Potro, por um problema abdominal.

O espanhol volta às quadras em Abu Dhabi, com o tradicional torneio de exibição de Mubalada, entre 27 e 29 de dezembro. Depois, já parte para a Austrália, onde estreará no circuito no ATP 250 de Brisbane, preparatório para o Aberto da Austrália.

O vice-líder do ranking da ATP também comentou as inundações registradas em Mallorca, região onde ele nasceu, em outubro. "Foi terrível, um dia muito difícil, aterrorizante e muito triste. Vivi essa tragédia muito de perto. Foi muito triste para as pessoas que perderam todas suas coisas, mas, sobretudo, pelas vidas que não podemos trazer de volta", afirmou.

Nadal revelou que teria que treinar no dia seguinte à tragédia, mas não conseguiu permanecer na quadra. Foi quando decidiu ir, junto com um grupo de amigos, ajudar as vítimas na cidade de Sant Llorenc. "No dia seguinte, fomos à quadra e depois de dez minutos, eu disse: 'Meninos, não posso treinar'. Depois disso, decidimos ir para lá. Isso foi tudo", afirmou Nadal.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado inicialmente no título desta matéria, a cirurgia mais recente de Rafael Nadal foi realizada no tornozelo, e não no joelho, como a manchete dizia erroneamente em sua primeira versão. O erro foi corrigido.