Topo

Juve vence Roma e é campeã de inverno na Itália; Napoli bate Spal

22/12/2018 20h32

Roma, 22 dez (EFE).- A Juventus conquistou neste sábado o título simbólico de campeã de inverno do Campeonato Italiano como primeira colocada do primeiro turno ao vencer a Roma por 1 a 0 no Allianz Stadium, em um dia no qual foram disputados todos os dez jogos pela 17ª rodada, a penúltima de 2018.

Está difícil para a concorrência evitar que a 'Velha Senhora' seja octocampeã nacional. O time dirigido pelo técnico Massimiliano Allegri somou 49 pontos dos 51 possíveis e quebrou o recorde do Barcelona, de 2012-2013, e do Manchester City, de 2017-2018, que tinhasm as melhores campanhas entre as grandes ligas do futebol europeu após 17 partidas.

A Juve, que teve o lateral-esquerdo Alex Sandro entre os titulares e o meia-atacante Douglas Costa entrando no segundo tempo, continua com oito pontos de vantagem para o segundo colocado, o Napoli, que derrotou a Spal por 1 a 0 no estádio San Paolo.

Já a Roma, que teve o zagueiro Juan Jesus no banco, venceu apenas um dos últimos cinco jogos pelo Italiano e amarga a nona colocação, com 24 pontos, a quatro da rival Lazio, que fecha a zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões.

Como Allegri havia pedido na entrevista coletiva da véspera, a Juve pressionou desde o começo, mas esbarrou em grande atuação do goleiro Olsen. O único gol - validado - da partida foi marcado aos 35 minutos do primeiro tempo por Mandzukic, que aproveitou cruzamento de De Sciglio e cabeceou firme.

A rede ainda voltou a balançar aos 47 minutos da segunda etapa, por Douglas Costa. A equipe 'bianconera' comemorou, mas o lance foi invalidado pelo VAR devido a falta de Matuidi em Zaniolo. A marcação foi controversa, já que a Roma continuou com a bola depois do toque.

O Napoli, desfalcado do volante Allan, com um problema nas costas, também venceu pela vantagem mínima. Enfrentando a Spal, a equipe dirigida por Carlo Ancelotti contou com gol de cabeça de Albiol, aos 46 minutos da primeira etapa.

A Inter de Milão, ainda terceira colocada, ficou mais distante dos 'Azzurri', com 33 pontos, depois de empatar com o Chievo, lanterna, em 1 a 1 em Verona. Os visitantes fizeram 1 a 0, com Perisic, mas sofreram gol de Pellissier aos 46 do segundo tempo.

O zagueiro Miranda, que admitiu estar insatisfeito por não ser titular da Inter, não foi relacionado para o jogo após ter sido diagnosticado com fadiga muscular. Já o lateral-esquerdo Dalbert permaneceu entre os reservas.

A zona de classificação para a Champions tem uma nova integrante, a Lazio, que ultrapassou o Milan ao vencer o Cagliari por 3 a 1 no Estádio Olímpico de Roma e contar com a derrota dos 'Rossoneri' para a Fiorentina por 1 a 0 no San Siro. EFE