PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Campeonato Português terá "mini-torneio" entre os 6 primeiros da tabela

21/12/2018 15h46

Lisboa, 21 dez (EFE).- O Campeonato Português terá neste domingo uma situação inusitada, já que três jogos da 14ª rodada envolvem os seis primeiros colocados da classificação, com o Porto recebendo o Rio Ave, o Sporting visitando o Vitória de Guimarães, e Benfica e Braga se enfrentando no Estádio da Luz.

Primeiro na tabela, os Dragões estão com 33 pontos, dois a mais que os Leões. O terceiro posto é dos Arsenalistas, com 30, seguidos pelos Encarnados, que tem um a menos. A equipe alvinegra aparece em quinto lugar, com 22, três a mais que o time de Vila do Conde, que tem a mesma pontuação de Belenenses e Moreirense.

O primeiro dois três confrontos do domingo será entre Porto e Rio Ave, no Estádio do Dragão. Os anfitriões não contarão com o volante português Danilo, o meia brasileiro Otávio e o atacante camaronês Vincent Aboubakar, todos por apresentarem problemas físicos.

Os visitantes, por outro lado, não terão o meia-atacante Wenderson Galeno, que está cedido pelo Porto e não atuará por causa de acordo entre os dois clubes. Além disso, o meia Diego Lopes, ex-América Mineiro, é dúvida.

Na sequência, o Estádio da Luz receberá o jogo que mais pode mexer na tabela, já que o vencedor tem chances de saltar para a vice-liderança, enquanto o perdedor pode ver ficar a uma distância de até sete pontos para o Porto.

O Benfica aposta nos gols de Jonas, que marcou cinco vezes, nas últimas cinco partidas pelo clube no Campeonato Português, inclusive, nas vitórias mais recentes sobre Vitória de Setúbal e Marítimo, ambas pelo placar de 1 a 0.

O Braga também conta com brasileiro que vem mostrando faro afiado, o atacante Dyego Souza, com passagem pela base do Palmeiras. O jogador balançou a rede dez vezes na competição e divide a artilharia com o holandês Bas Dost, do Sporting. Três dos gols foram na vitória sobre o Feirense por 4 a 0, no último fim de semana.

O duelo entre Vitória de Guimarães e os Leões será o último envolvendo os seis primeiros na tabela. Para o jogo, a equipe de Lisboa deverá voltar a contar com o atacante brasileiro Raphinha, que se recuperou de lesão que o tirou do jogo com o Rio Ave, no meio de semana, pela Taça de Portugal.

Os donos da casa, apelidados de Conquistadores, vêm de tropeço na rodada passada, em que empataram com o Desportivo Aves em 1 a 1. Apesar disso, o time alcançou no meio de semana, ao vencer o Boavista por 1 a 0, pela Taça de Portugal, a marca de 11 jogos invictos, a maior série do clube no século.

A rodada será aberta neste sábado com três jogos simultâneos. O Portimonense, 11º colocado, visitará o Feirense, 16º; o Santa Clara, que está em nono, vai até a casa do Vitória de Setúbal, o décimo; e o vice-lanterna, Tondela, receberá o Marítimo, 15º.

Programação da 14ª rodada do Campeonato Português:.

Sábado.

Tondela - Marítimo.

Vitória de Setúbal - Santa Clara.

Feirense - Portimonense.

Belenenses - Desportivo Aves.

Moreirense - Boavista.

Domingo.

Porto - Rio Ave.

Nacional - Chaves.

Benfica - Braga.

Vitória de Guimarães - Sporting. EFE

Esporte