Topo

Com vantagem de ter vencido fora, Cruz Azul encara Querétaro por vaga na semi

30/11/2018 16h37

Cidade do México, 30 nov (EFE).- O Cruz Azul abriu boa vantagem nas quartas de final do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano na última quarta-feira ao ter vencido o Querétaro por 2 a 0 fora de casa e poderá perder por um gol de diferença neste sábado, no estádio Azteca que mesmo assim estará entre os quatro melhores.

Dirigido pelo técnico português Pedro Caixinha, o time da capital não sabe o que é ser campeão nacional desde 1997, no que já é seu maior jejum desde 1969, quando deu a volta olímpica pela primeira vez. Já os 'Gallos Blancos' tem como melhor campanha o vice do Clausura de 2015, quando ainda contava com Ronaldinho.

Os números são favoráveis aos 'Cementeros', melhores mandantes do torneio até agora, com oito vitórias e um empate em nove partidas. Além disso, têm a melhor defesa entre todos os concorrentes, com 13 gols sofridos. Mesmo assim, o clima no elenco dirigido por Caixinha é de pés no chão.

"Entrar com excesso de confiança seria um erro grave, e não estamos aqui para isso. Eles vão vir dando tudo de si, e nós precisaremos levar o jogo com paciência", disse o meia espanhol Édgar Méndez, autor de um dos gols do Cruz Azul na ida.

O Querétaro tenta se manter confiante e aposta em um brasileiro para isso, o atacante Camilo Sanvezzo, que já marcou oito gols nesta edição do Apertura. Outros três jogadores nascidos no Brasil também fazem parte do elenco dirigido por Rafael Puente, o goleiro Tiago Volpi, o volante Augusto César e o atacante Everaldo.

No outro jogo deste sábado, o Santos Laguna, que faturou o Clausura no primeiro semestre, jogará contra o Monterrey, atual vice-campeão do Apertura, no estádio Corona, em Torreón. Na primeira partida, no estádio BBVA Bancomer, em Guadalupe, os 'Rayados' venceram por 1 a 0.

"Temos uma grande equipe, que pode reverter esta situação na nossa casa, com a nossa torcida. Vai ser difícil, o Monterrey é um grande adversário, mas mesmo assim penso que podemos reverter o 1 a 0", disse o goleiro titular do Santos, Jonathan Orozco.

Nos playoffs do Mexicano, o gol fora de casa é critério de desempate. No caso de placares inversos, classificam-se as equipes de melhor campanha na primeira fase - Cruz Azul e Santos Laguna no caso dos confrontos deste sábado.

No domingo, o Tigres, atual tricampeão do Apertura enfrentará o Pumas e levará à capital a vitória por 2 a 1 obtida nesta quinta, no Estádio Olímpico Universitário. Já América e Toluca empataram em 2 a 2 no Nemesio Díez e decidirão o classificado no Azteca.