Topo

Conmebol apresenta VAR em Montevidéu antes do duelo entre Nacional e Flu

30/10/2018 21h35

Montevidéu, 30 out (EFE).- A Conmebol apresentou nesta terça-feira em Montevidéu, no Uruguai, o sistema de auxílio de vídeo para arbitragens (VAR), que será utilizado pela primeira vez no país, amanhã, durante o jogo entre Nacional e Fluminense, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.

O ex-árbitro uruguaio e atual integrante da Comissão de Árbitros da entidade, Jorge Larrionda, esteve no estádio Gran Parque Central, onde aconteceu o evento e também será realizada a partida de amanhã, que define um dos classificados às semis do torneio continental.

"Às vezes, se pensa no VAR como algo de uso exclusivo do árbitro, mas, vai em benefício dele, mas, não. Vai em benefício do jogo", disse Larrionda, em entrevista à Agência Efe.

Segundo o ex-árbitro uruguaio, a implantação do sistema é fundamental para "garantir a transparência" do futebol.

O árbitro de Nacional e Flu, que empataram há uma semana em 1 a 1, no Maracanã, será o chileno Roberto Tobar, auxiliado pelos compatriotas Christian Schiemann e Claudio Rios. O boliviano Gery Vargas, assistido pelo colombiano Nicolás Gallo e pelo argentino Hernán Maidana formarão a equipe do VAR.

O sistema poderá ser utilizado em quatro situações, gols, incidentes com cartão vermelho, decisões sobre pênaltis e confusão na identificação de jogadores.