Topo

No dia seguinte à goleada, Real Madrid anuncia a demissão de Julen Lopetegui

29/10/2018 17h58

Madri, 29 out (EFE).- O Real Madrid anunciou nesta segunda-feira que Julen Lopetegui deixou o comando da equipe, um dia após a goleada sofrida para o Barcelona por 5 a 1, pelo Campeonato Espanhol, e que será substituído de forma interina pelo argentino Santiago Solari, que é técnico do time B.

Lopetegui estava no clube 'merengue' desde 14 de junho, quando foi contratado de maneira polêmica, já que a divulgação do acerto aconteceu às vésperas da estreia da seleção espanhola na Copa do Mundo, o que irritou a cúpula da federação local, que decidiu demití-lo.

Desde então, o técnico fez 14 jogos oficiais com o Real Madrid, sendo dez no Campeonato Espanhol, em que venceu quatro jogos, empatou duas vezes e perdeu quatro. Além disso, fez três jogos na Liga dos Campeões, com direito a revés diante do CSKA Moscou e mais dois êxitos, e perdeu a Supercopa Europeia, para o Atlético de Madrid.

Neste domingo, ao ser goleado para o Barcelona por 5 a 1, os atuais campeões continentais despencaram para a nona colocação na tabela, com apenas 14 pontos, sete atrás do arquirrival e algoz, que é líder isolado.

A decisão sobre a demissão de Lopetegui foi tomada após reunião do presidente Florentino Pérez com a cúpula da diretoria, realizada no estádio Santiago Bernabéu. Após o encontro, foi divulgado um comunicado para explicar a mudança.

"A Junta Diretiva concordou em encerrar o contrato que vinculava o técnico Julen Lopetegui com o clube. Esta decisão, adotada com a máxima responsabilidade, tem como objetivo mudar a dinâmica em que se encontra a equipe, quando ainda todos os objetivos ainda são alcançáveis nesta temporada", diz o texto.

A conclusão dos dirigentes é que existe uma grande desproporção entre a qualidade do elenco do Real Madrid, que conta com oito jogadores indicados ao prêmio Bola de Ouro, algo sem precedentes na história do clube, com os resultados obtidos até o momento.

De acordo com a cúpula do clube, Solari assumirá como interino, já com a incumbência de trabalhar com o elenco principal a partir de amanhã e comandar na quarta-feira o time no jogo com o Melilla, da terceira divisão, pela Copa do Rei da Espanha.

Além disso, o argentino deverá seguir como técnico, pelo menos, na partida de sábado, com o Valladolid, no estádio Santiago Bernabéu, pela 11ª rodada do Campeonato Espanhol.