Topo

Svitolina vence Stephens e conquista título do WTA Finals

28/10/2018 11h39

Redação Central, 28 out (EFE).- A ucraniana Elina Svitolina conquistou neste domingo o título do WTA Finals, em Singapura, ao derrotar a americana Sloane Stephens por 3-6, 6-2 e 6-2 na decisão, e subirá para o quarto lugar no ranking mundial, ultrapassando não só a adversária hoje, como também a tcheca Petra Kvitova e a japonesa Naomi Osaka.

Campeã neste ano em Brisbane, Dubai e Roma, e agora no torneio que fecha a temporada, do qual participou pela primeira vez, Svitolina chegou ao 13º título e o mais importante de sua carreira. A ucraniana, de 24 anos, venceu as cinco partidas que disputou nesta edição realizada em Singapura.

Já Stephens, de 25 e campeã do US Open no ano passado, sonhava em se tornar a oitava tenista de seu país a conquistar o WTA Finals, mas caiu em uma dura batalha de 2 horas e 23 minutos.

Nas semifinais, a americana protagonizou uma grande virada sobre a tcheca Karolina Pliskova, quando saiu de um 6-0 e 2-0 contra para conseguir a classificação à final. Neste domingo, porém, o cansaço a afetou, ainda mais em um duelo com jogadas que chegaram a 30 trocas de bola.

Antes da decisão do título de hoje, Stephens tinha vantagem de 2 a 1 no confronto direto, graças às vitórias em Montreal, neste ano, e no Aberto da Austrália de 2014. A ucraniana, por sua vez, levou a melhor em Charleston, também há quatro anos.

Depois de cinco edições em Singapura, o torneio terá nova casa a partir de 2019 e até 2028: a cidade de Shenzen, na China.

Também hoje, na final feminina de duplas, a húngara Timea Babos e a francesa Kristina Mladenovic conquistaram o título ao derrotarem as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, campeãs em Roland Garros e Wimbledon neste ano e líderes do ranking mundial, por 6-4 e 7-5 em 1 hora e 24 minutos.

Este é o terceiro título do ano de Babos e Mladenovic, e o segundo consecutivo para a húngara em Singapura, que no ano passado foi campeã em parceria com a tcheca Andrea Sestini Hlavackova.