Topo

Marc Márquez garante título e se torna o mais jovem pentacampeão na MotoGP

Marc Marquez com o quinto título mundial da MotoGP - Shizuo Kambayashi/AP
Marc Marquez com o quinto título mundial da MotoGP Imagem: Shizuo Kambayashi/AP

21/10/2018 04h34

O espanhol Marc Márquez (Repsol) venceu o Grande Prêmio do Japão de MotoGP, disputado neste domingo no circuito "Twin Ring" de Motegi, e com isso se proclamou campeão do mundo pela quinta vez naquela que é considerada a principal categoria do motociclismo.

Para isso, o erro de Andrea Dovizioso (Ducati Desmosedici) ajudou bastante, fruto da pressão à qual lhe submeteu o espanhol. Na penúltima volta o italiano caiu e entregou de bandeja o título a Márquez.

Junto a Márquez completaram o pódio o britânico Cal Crutchlow e o espanhol Alex Rins.

Márquez conquista seu quinto título mundial de MotoGP com 25 anos e 246 dias de vida, o que o transforma no mais jovem da história a alcançar esse feito. Antes, Valentino Rossi tinha o recorde ao se transformar em pentacampeonato com 26 anos. 

Desde que em 2008 começou a disputar o mundial de motovelocidade, conseguiu sete títulos incluindo outras categorias, além de bater quase todos os recordes de precocidade existentes.

O piloto da Repsol já supera em dois títulos mundiais o também espanhol Jorge Lorenzo: um de 125 c.c. (2010), outro de Moto2 (2012) e cinco de MotoGP (2013, 2014, 2016, 2017 e 2018).