Topo

Wimbledon terá sistema de desempate no 5º set a partir de 2019

19/10/2018 11h15

Londres, 19 out (EFE).- O All England Club, organizador do torneio de Wimbledon, anunciou nesta sexta-feira que, a partir de 2019, será introduzido o sistema de desempate no quinto set dos jogos, quando o placar da parcial alcançar 12-12.

Assim, a competição disputada em Londres será o segundo Grand Slam, depois do US Open. A diferença, no entanto, será que nos Estados Unidos, o desempate é a partir do momento em que os dois tenistas ficam em 6-6.

"Chegou o momento de introzuir o 'tie break', para aqueles jogos que não acabaram em um determinado ponto do set definitivo. Segundo o que sabemos, as chances que um jogo se alongue no quinto set são raras", informou Philipp Brook, presidente do All England Club.

"Acreditamos que um 'tie break em 12-12 representa um equilíbrio entre permitir aos jogadores competirem em igualdade e também garantir que os jogos acabarão em uma faixa de tempo aceitável", completou o dirigente.

A medida acontece depois de, na mais recente edição de Wimbledon, o sul-africano Kevin Anderson ter vencido o americano John Isner por 3 sets a 2, em partida que a última parcial teve placar de 26-24. Ao todo, foram seis horas e meia de batalha.