PUBLICIDADE
Topo

Esporte

França ajuda, e Brasil avança como líder de chave no Mundial de vôlei

18/09/2018 19h37

Redação Central, 18 set (EFE).- A França venceu o Canadá nesta terça-feira por 3 sets a 1, com parciais de 25-22, 25-21, 22-25 e 25-17, e beneficiou a seleção brasileira, que se classificou para a segunda fase do Campeonato Mundial masculino de vôlei como líder do grupo B, enquanto a Argentina obteve a última vaga entre os 16 melhores mesmo com uma derrota para o Japão.

O Brasil, que mais cedo confirmou o favoritismo contra a China com um triunfo em sets diretos, fechou a campanha na fase inicial com 11 pontos, mesmo número da Holanda, única a ter derrotado os atuais campeões olímpicos no torneio até agora, e da própria França. Entretanto, a primeira foi superada no saldo de sets e ficou em segundo lugar, enquanto a segunda teve de se contentar com a terceira posição devido ao número de vitórias.

Invicto até ontem, quando perdeu para os brasileiros, o Canadá teve de se contentar com a quarta posição da chave, a última entre os classificados, ao perder para os 'Bleus' no confronto realizado em Ruse, na Bulgária.

Também ficou definido que o time do técnico Renan Dal Zotto está no grupo F da segunda fase, em que os concorrentes carregam a pontuação já obtida até agora. A chave, com jogos em Bolonha, também conta com Bélgica (10 pontos), Eslovênia (9) e Austrália (7).

A última classificada foi a Argentina, que obteve a quarta colocação do grupo A mesmo perdendo para o Japão por 3 a 2, resultado que concedeu dois pontos para o representante da Ásia e um para o da América do Sul. Assim, a 'Albiceleste' somou seis pontos, um a mais que o adversário, eliminado em quinto lugar.

A líder da chave, disputada em Florença, foi a Itália, que hoje venceu a Eslovênia por 3 sets a 1 e foi a 15 pontos. Em seguida, aparece a Bélgica, com dez, e os próprios eslovenos, com nove. A República Dominicana não pontuou.

Além da Itália, a outra seleção que somou 15 pontos em 15 possíveis na primeira fase foi a Polônia, que hoje derrotou a Bulgária por 3 a 1 na cidade búlgara de Varna. O time anfitrião avançou em terceiro no grupo D, com nove pontos, atrás também do Irã. A equipe do Oriente Médio chegou a 11 ao bater a Finlândia, que mesmo com o revés por 3 a 2 se classificou em quarto. Cuba (3 pontos) e Porto Rico (1) deram adeus.

Campeões da Liga das Nações, torneio que a partir deste ano substituiu a Liga Mundial, os Estados Unidos ficaram em primeiro no grupo C depois de terem feito 3 a 0 sobre a eliminada Tunísia. Num clássico do vôlei, a Sérvia derrotou a Rússia por 3 a 2 e foi a vice-líder, deixando a rival em terceiro. A Austrália foi a outra da chave a passar de fase.



Confira os grupos da segunda fase do Mundial, que será realizada de 21 a 23 de setembro:.



GRUPO E

1. Itália 15 pontos.

2. Holanda 11.

3. Rússia 10.

4. Finlândia 6.



GRUPO F.

1. Brasil 11 pontos.

2. Bélgica 10.

3. Eslovênia 9.

4. Austrália 7.



GRUPO G.

1. EUA 13 pontos.

2. Irã 11.

3. Bulgária 9.

4. Canadá 9.



GRUPO H.

1. Polônia 15 pontos.

2. Sérvia 12.

3. França 11.

4. Argentina 6.

Esporte