Topo

Presidente da Uefa recusa VAR na Champions: 'Precisamos de regras claras'

REUTERS/Philippe Laurenson
Imagem: REUTERS/Philippe Laurenson

28/08/2018 16h28

Zagreb, 28 ago (EFE).- O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, negou que a tecnologia de videoarbitragem (VAR) será usada na atual edição da Liga dos Campeões e afirmou que a implantação do sistema no torneio ocorrerá apenas quando as regras de uso estiverem claras.

"Ainda não me convence o uso do VAR. Não sei de onde veio a informação que o utilizaríamos na Liga dos Campeões agora", comentou Ceferin em declarações reproduzidas pelo jornal esloveno "Ekipa", ao ser perguntando sobre rumores de que o sistema poderia ser usado já nesta temporada, a partir de quartas de final.

Ceferin ressaltou que ainda tem muitas dúvidas sobre o uso da tecnologia como, por exemplo, quem decide quando será utilizada, se a equipe de arbitragem da partida ou o árbitro encarregado do sistema de vídeo.

"Os torcedores não entendem isso, os jornalistas também não. O que os árbitros veem e e que não veem? Simplesmente, nem tudo está claro aqui, mas todos sabemos que um dia terá que ser utilizado. Vamos implantá-lo, mas, como já disse, quando estivermos preparados. Precisamos de regras claras", explicou.

O dirigente argumentou que durante a Copa do Mundo na Rússia houve exemplos de polêmicas que podem ser geradas pelo VAR. Uma delas foi na partida entre Sérvia e Suíça, pela fase de grupos, quando o árbitro alemão Felix Brych e os auxiliares não viram um pênalti cometido sobre o atacante sérvio Mitrovic.

"Olhe o caso da Sérvia. Não apitaram um pênalti contra a Suíça, enquanto em outros casos foram marcados por infrações muitos menores", comentou.