PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Astana recebe primeiro Campeonato Asiático de Luta Cazaque

26/08/2018 15h52

Astana, 26 ago (EFE).- Astana reuniu neste domingo 80 atletas de 11 países para a disputa do primeiro Campeonato Asiático de Kuresi, nome da luta tradicional cazaque.

"Hoje, na primeira competição da Ásia de kuresi, países como Sri Lanka, Japão e Irã estão participando pela primeira vez", disse à Agência Efe o ministro de Energia do Cazaquistão e chefe da Federação Internacional de Luta Tradicional Cazaque, Kanat Bozumbayev.

O evento tem como meta popularizar o esporte, que entrou em 2016 para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, não só no território do país, mas em outras regiões.

"Temos o objetivo de incluir o kuresi nos Jogos Olímpicos de Los Angeles", disse Bozumbayev sobre o evento de 2008.

Para Bozumbayev, a luta tradicional cazaque, que se parece com a luta greco-romana, mas tem como objetivo derrubar o adversário de costas no chão, é um esporte que "se baseia nos torcedores, nos patriotas e naqueles que se preocupam com a nossa história".

O famoso lutador cazaque Ulan Ryskulov disse que a modalidade se diferencia porque os atletas de kuresi não aplicam duros golpes aos adversários e porque o combate não segue após a queda dos rivais.

Ersin Seitkazinov, que conquistou a medalha de ouro na categoria até 82kg, comemorou a realização do evento.

"O Campeonato Asiático de Kuresi foi um sucesso e muito forte. Nossos adversários foram atletas da Mongólia, Uzbequistão e Quirguistão", disse Seytkarizov.



Vencedores:.

+100kg Serik Byeryedmurat (Mongólia).

100kg Tuvshinjargal Gan (Mongólia).

90kg Asilzhan Ystybayev (Cazaquistão).

82kg Ersin Seitazynov (Cazaquistão).

74kg Ahmed Nazarov (Turcomenistão).

66kg Baskhyy Yondonperenlei (Mongólia).

60kg Ospan Daulbay (Cazaquistão).

Esporte