PUBLICIDADE
Topo

Esporte

IAAF divulga sistema de classificação do atletismo para os Jogos Olímpicos

31/07/2018 11h33

Redação Central, 31 jul (EFE).- A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) publicou nesta terça-feira o sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que aponta para duas vias, através dos rankings mundiais e dos índices técnicos.

O sistema foi aprovado no último fim de semana, durante reunião do Conselho Diretor da entidade, realizada em Buenos Aires, na Argentina. O encontro fixou o número de participantes de cada modalidade, além do período em que será possível conquistar a vaga olímpica.

Para as provas da marcha atlética, 10 mil metros, maratona, decatlo, heptatlo e revezamentos, o prazo será de 1º de janeiro de 2019 até 29 de junho de 2020. Para as demais disputas, o prazo será de 1º de julho de 2019 a 29 de junho de 2020.

Os atletas poderão se qualificar pela posição no ranking mundial, ao fim do período de classificação ou então conseguindo um dos índices técnicos, que serão anunciados no fim deste ano.

Foi fixado que o atletismo terá 1.900 competidores, com, no máximo, três representantes por país em cada prova.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados daqui dois anos, começarão no dia 24 de julho de 2020. O programa do atletismo será iniciado sete dias depois da Cerimômia de Abertura.

Esporte