PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Etiópia e a Eritreia se enfrentarão em amistoso pela 1ª vez em 20 anos

23/07/2018 15h54

Adis Abeba, 23 jul (EFE).- As seleções de futebol da Etiópia e da Eritreia jogarão o seu primeiro amistoso em 20 anos, depois da reconciliação entre ambos os países e a assinatura do fim do estado de guerra neste mês, informaram nesta segunda-feira veículos de imprensa locais.

O jogo será disputado na capital eritreia, Asmara, em agosto, em uma data que ainda a ser definida em conjunto com o novo treinador dos etíopes, Abraham Mebratu, que se encontra em Doha.

Segundo o jornal "Ethio Sports", a Federação Etíope de Futebol (EFF) enviou à federação eritreia o convite para o possível jogo em Asmara, que foi prontamente aceito.

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, e o presidente da Eritreia, Isaias Afewerki, assinaram no último dia 9 o fim do "estado de guerra", em uma declaração que inclui respeitar as fronteiras marcadas no Acordo de Argel de 2000, que acabou com o conflito entre as duas nações após dois anos.

A normalização das relações bilaterais inclui a reabertura de embaixadas, o restabelecimento de linhas telefônicas e voos comerciais e o uso conjunto de portos marítimos.

A Eritreia se tornou independente da Etiópia em 1993, mas as disputas fronteiriças levaram os países a uma guerra que causou dezenas de milhares de mortos das duas nacionalidades.

Esporte