Topo

Pékerman acredita que Colômbia irá às oitavas: "temos que ser otimistas"

27/06/2018 16h33

Samara (Rússia), 27 jun (EFE).- O técnico José Pékerman afirmou nesta quarta-feira que, apesar de respeitar a seleção de Senegal e reconhecer a qualidade de seus jogadores, não passa pela sua cabeça pensar que a Colômbia possa ser eliminada da Copa do Mundo amanhã, e que vai em busca dos três pontos contra os africanos para garantir a vaga nas oitavas de final.

"É uma partida decisiva, e a vitória é o que nos garante a classificação. Estamos motivados e temos que ser otimistas depois do que aconteceu no último jogo. Todos os jogadores fizeram uma grande partida", disse o treinador na entrevista coletiva prévia ao duelo entre as duas seleções, em Samara.

A Colômbia vem de uma boa vitória sobre a Polônia, por 3 a 0, e ocupa o terceiro lugar do grupo H, com três pontos. Se vencer, garantirá matematicamente a vaga nas oitavas de final, já que Japão e Senegal estão nas primeiras posições, com quatro pontos; enquanto a Polônia, já eliminada, não pontuou na competição.

"Viemos por mais. Não passa pela nossa cabeça sermos eliminados neste momento, e estamos fazendo tudo para ficar. Nenhuma das duas equipes é favorita, e seria um erro pensar assim. O grupo está muito apertado. As quatro seleções mostraram potencial. Com exceção da Polônia, já eliminada, as outras três têm chances de se classificar. Temos que lutar por essa vitória, por esse resultado", acrescentou.

Os colombianos estrearam na Copa com uma derrota por 2 a 1 para o Japão e depois conseguiram uma boa atuação e a vitória sobre a Polônia. Já a seleção africana estreou vencendo os poloneses por 2 a 1 e, depois, empatou com os japoneses em 2 a 2.

Para o técnico argentino, a Colômbia precisa ter cuidado com a equipe de Aliou Cissé, que soma quatro pontos em seis disputados e, segundo ele, têm um estilo de jogar parecido com o dos clubes europeus.

"Antes de chegar à Copa, sabíamos que o Senegal era uma equipe muito forte, muito dura, e que, individualmente e coletivamente, tem força física e jogadores muito capazes. Jogam como europeus. É uma equipe de jogadores acostumados a jogar na Inglaterra, França, Itália, Espanha. Controlaram o jogo contra Polônia e Japão. Será uma partida muito difícil e com um resultado incerto", disse.

Pékerman confirmou que o goleiro David Ospina está totalmente recuperado e estará em campo contra os senegaleses, mas que o meia Abel Aguilar, lesionado, ainda precisará de mais alguns dias para voltar à equipe.

"A lesão de Abel não é grave, levará mais alguns dias para se recuperar, e decidimos preservá-lo nesta partida. Na primeira avaliação, vimos que não tem hematoma. Pensávamos que poderia ser algo muscular, mas o bom é que nada se rompeu, ele está bem", explicou.

O treinador agradeceu o apoio dos torcedores colombianos e disse que espera poder corresponder ao carinho com um bom resultado dentro de campo.

"Os torcedores que nos acompanham são maravilhosos. Os colombianos são muito generosos. Esse povo ama sua seleção e sempre está perto da equipe, dos jogadores, de nós. E isso nos motiva muito e também nos faz sentir muito quando não conseguimos corresponder. Tomara que possamos responder a esse carinho com o qual sempre nos recebem em qualquer lugar do mundo", concluiu.