Topo

No "território" de Rossi, Márquez tentará ampliar vantagem na ponta da MotoGP

27/06/2018 13h18

Assen (Holanda), 27 jun (EFE).- O espanhol Marc Márquez, da Honda, vai em busca neste fim de semana, em que será disputado o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, ampliar ainda mais a vantagem na liderança da competição, em uma prova que vem sendo dominada nos últimos anos pelo italiano Valentino Rossi, da Yamaha.

O dono da moto 93 vem de segundo lugar no GP da Catalunha, resultado que o levou aos 115 pontos, 27 a frente, justamente, do Doutor, que cruzou a linha de chegada em terceiro no circuito de Montmeló. A prova foi vencida pelo espanhol Jorge Lorenzo, da Ducati, sétimo na tabela.

Com o desempenho recente, Márquez se reabilitou de uma queda na Itália, incidente que Rossi, que atravessa uma sequência de três terceiros lugares consecutivos, aproveitou para se aproximar.

No GP da Holanda, o italiano espera fazer jus ao retrospecto, já que venceu três das últimas seis edições da prova, em 2013, 2015 e no ano passado. Além disso, o veterano já levou a melhor em Assen em 2002, 2004, 2005, 2007 e 2009.

Lorenzo, por sua vez, buscará manter a boa fase na temporada, cruzando a linha de chegada na frente pela terceira vez consecutiva. Além do resultado na Catalunha, o piloto da Ducati também havia levado a melhor em Mugello.

A prova na Holanda, ainda terá a tentativa de reabilitação do espanhol Maverick Viñales, da Yamaha, e do francês Johann Zarco, da Tech 3 Yamaha, terceiro e quarto colocados na classificação, respectivamente.

Mack, que chegou a despontar como um dos favoritos ao título vem de dois sétimos lugares, na Espanha e França, um oitavo, na Itália, e um sexto, na Catalunha, se distanciando da briga para ser campeão. Por outro lado, Zarco não vem confirmando a condição de surpresa, após um abandono, um décimo e um sétimo postos.

O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Marc VDS Honda, tentará se manter na frente do malaio Hafizh Syahrin, da Tech 3 Yamaha, em disputa pela liderança entre os estreantes na categoria nesta temporada. O filho de mãe brasileira é 16º na tabela, com 19 pontos.

Na Moto2, a promessa é de mais um capítulo quente na briga pela primeira colocação no campeonato, em que o italiano Francesco Bagnaia, da VR46 Kalex, aparece apenas um ponto a frente do português Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Ajo.

O brasileiro Eric Granado, da Forward Suter, por sua vez, vai em busca dos primeiros pontos na temporada. O piloto vem de 25º lugar no GP da Catalunha.

Por fim, na Moto3, o italiano Marco Bezzecchi, da Prüstel KTM, tentará abrir ainda mais a frente para o compatriota Fabio Di Giannantonio, da Gresini Honda. Atualmente, o líder tem 103 pontos, 19 de vantagem para o principal concorrente.