Topo

Inglaterra e Bélgica lutam por liderança do grupo, mas podem poupar jogadores

27/06/2018 18h05

Kaliningrado (Rússia), 27 jun (EFE).- Já classificadas para as oitavas de final, Inglaterra e Bélgica se enfrentam nesta quinta-feira, em Kaliningrado, pela última rodada da primeira fase, em partida que vale a liderança grupo G, mas que pode não contar com a força máxima das duas seleções.

Ambas estão empatadas em tudo na primeira colocação da chave, com seis pontos, seis gols de saldo e oito gols marcados. O 'English Team', porém, leva vantagem no critério de desempate disciplinar, que envolve o número de cartões. Ou seja, para manter essa posição, poderá sair de campo com um empate no placar e no total de cartões recebidos amanhã.

Como este confronto fechará a primeira fase, as duas seleções entrarão no gramado já sabendo em qual lado da chave de oitavas de final ficarão, dependendo do resultado do jogo. Os adversários na próxima fase sairão do grupo H, no qual Japão, Senegal e Colômbia lutam pelas duas vagas.

Mesmo podendo poupar alguns jogadores, o técnico Gareth Southgate já advertiu que os ingleses vão partir para a vitória, tentando não perder o ritmo dos triunfos sobre Tunísia e Panamá. A principal estrela, Harry Kane, deve entrar como titular, mas o esperado "duelo de artilheiros" provavelmente não acontecerá.

Isso tudo porque Romelu Lukaku, que tem quatro gols no torneio (um a menos que Kane), deve ter um descanso nesta última rodada da primeira fase, buscando curar 100% o tornozelo esquerdo para as oitavas. O atacante Batshuayi, do Borussia Dortmund, deve ser o substituto.

O técnico Roberto Martínez deixou a porta aberta para realizar várias mudanças e afirmou que seus 23 jogadores têm nível para serem titulares. Além do desgaste físico, o espanhol deve se preocupar em evitar suspensões por cartão amarelo, já que o zagueiro Vertonghen, o lateral Meunier e o meia Kevin de Bruyne estão pendurados.

Estas possíveis ausências podem abrir espaço para Vermaelen, Fellaini e Januzaj ou Chadli, respectivamente.

No primeiro duelo entre as duas seleções em Copas, em 1954, houve empate em 4 a 4. No segundo, os ingleses venceram por 1 a 0, na prorrogação das oitavas de final da edição de 1990. Contando todos os confrontos, a vantagem é totalmente do 'English Team': 14 vitórias em 18 jogos, com três empates e só uma vitória belga.



Prováveis escalações:.

Inglaterra: Pickford; Walker, Stones e Cahill; Trippier, Loftus-Cheek, Dier, Delph e Rose; Sterling e Kane. Técnico: Gareth Soughgate.

Bélgica: Courtois; Alderweireld, Boyata e Vermaelen; Chadli (Januzaj), Fellaini, Witsel e Carrasco; Mertens, Hazard e Batshuayi. Técnico: Roberto Martínez.

Árbitro: Damir Skomina (ESL), auxiliado pelos compatriotas Jure Praprotnik e Robert Vukan.

Estádio: Kaliningrado, em Kaliningrado.