Topo

Hamilton vence corrida acidentada na França e volta à liderança na Fórmula 1

24/06/2018 13h14

Le Castellet (França), 24 jun (EFE).- Na volta da Fórmula 1 à França, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) recuperou a liderança do Mundial neste domingo ao vencer de ponta a ponta no tradicional circuito Paul Ricard, em corrida marcada por acidentes durante a primeira volta.

Pole position, Hamilton fez largada segura e não foi mais ameaçado até obter a 65ª vitória da carreira, a terceira no ano. Já seus dois principais concorrentes, o companheiro de equipe Valtteri Bottas e o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), antigo líder, se enroscaram logo após o início da prova, tiveram de fazer uma corrida de recuperação e cruzaram a linha de chegada em quinto e sétimo lugares, respectivamente.

Dessa forma, o atual campeão da categoria foi a 145 pontos no campeonato, contra 131 de Vettel. Bottas caiu para a quarta colocação, agora com 92 pontos, 96 do australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), que recebeu a bandeirada em quarto.

Quem se beneficiou pelo acidente foi o holandês Max Verstappen, também da escuderia austríaca, que acabou como o segundo colocado, enquanto a terceira posição, completando o pódio, ficou com o também finlandês Kimi Raikkon (Ferrari).

A zona de pontuação teve ainda o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas), na sexta posição, o espanhol Carlos Sainz Jr. e o alemão Nico Hulkenberg, ambos da Renault, respectivamente, em oitavo e nono lugares, e o monegasco Charles Leclerc (Sauber), em décimo.

O circo da Fórmula 1 não chegava à França havia dez anos, quando ainda tinha corridas em Magny-Cours. O último vencedor havia sido o brasileiro Felipe Massa, ainda na Ferrari. Já Paul Ricard não sediava uma prova da principal categoria do automobilismo desde 1990

O retorno foi movimentado, ao menos no começo, já que houve dois acidentes logo depois da largada. Vettel tentou atacar as Mercedes, mas ficou preso atrás de Hamilton e ao lado de Bottas e acabou acertando o finlandês, o que levou os dois ao fundo do grid e ainda rendeu uma punição de 5s ao alemão.

Além disso, o francês Esteban Ocon (Force India) atingiu o compatriota Pierre Gasly (Toro Rosso), e ambos abandonaram. Para completar o fim de semana para se esquecer da equipe anglo-indiana, o mexicano Sergio Pérez abandonou com problema no motor.

Hamilton então partiu para uma vitória de ponta a ponta, e Verstappen só perdeu a segunda colocação quando trocou pneus, Raikkonen, que largou em sexto, chegou a cair para a sétima posição, mas foi ganhando colocações até encostar em Ricciardo e, com pneus mais novos, fazer a ultrapassagem e ficar em terceiro.

Este é o primeiro de três finais de semanas seguidos com corrida. Daqui a uma semana, será disputado o Grande Prêmio da Áustria, em Spielberg, e em seguida acontecerá o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone.