Topo

Coric frustra sonhos de Federer em Halle, e Nadal voltará a ser número 1

24/06/2018 12h27

Redação Central, 24 jun (EFE).- O croata Borna Coric derrotou neste domingo Roger Federer na final do ATP 500 de Halle e frustrou vários objetivos do suíço, incluindo o de permanecer no topo do ranking da ATP, posto que retornará ao espanhol Rafael Nadal, e o de conquistar o 100º título da carreira no tradicional torneio de Wimbledon, que começa em uma semana.

Com apenas 21 anos, Coric já havia mostrado que não estava de brincadeira na disputa ao derrotar o tenista da casa Alexander Zverev, segundo cabeça de chave, na estreia. Nas semifinais, bateu o quarto favorito Roberto Bautista Agut.

Na decisão de hoje, o croata fez um set inicial bastante equilibrado contra o atual melhor do mundo e suportou a pressão quando teve o primeiro break-point contra, ao sacar em 5-6. No tie-break, salvou dois set-points de Federer e fechou em 8-6, após 58 minutos.

Na segunda parcial, o campeão do Aberto da Austrália tentou se impor nos serviços do jovem adversário e finalmente conseguiu a quebra no nono game, fechando com 6-3, em 37 minutos.

No set de desempate, prevaleceu a ousadia do tenista croata, que atacou sem medo os saques do suíço e foi recompensado com duas quebras, incluindo no game decisivo, para fechar o confronto em 6-2, depois de mais 32 minutos.

Além de se vingar da eliminação das semifinais do Masters 1000 de Indian Wells, Coric chegou ao principal título na carreira, já que o outro único conquistado foi o ATP 250 de Marrakesh. Atual 34º melhor do mundo, ele também deve aparecer na 21ª posição na próxima atualização do ranking da ATP.

A lista, inclusive, trará Nadal de volta à primeira colocação a partir de amanhã, já que Federer, que também almejava pela primeira vez o décimo título em um mesmo torneio, defendia os 500 pontos por ter sido campeão em 2017, e sairá com 200 a menos da Alemanha neste ano. EFE.