Topo

Hamilton leva sorte no fim, vence no Azerbaijão e assume liderança do Mundial

29/04/2018 11h23

Redação Central, 29 abr (EFE).- O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) contou com a sorte de campeão neste domingo, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão, no circuito urbano de Baku, e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, ultrapassando o alemão Sebastian Vettel (Ferrari).

A corrida que parecia definida mudou totalmente faltando dez voltas para o fim, graças a um acidente envolvendo a Red Bull. O australiano Daniel Ricciardo tentou passar o holandês Max Verstappen, mas bateu no companheiro, tirando ambos da prova.

O safety-car foi acionado. Vettel, então segundo colocado, forçou uma manobra sobre o líder da prova, o finlandês Valtteri Bottas, mas passou direto na curva após a reta dos boxes, perdendo posições para Hamilton, para o companheiro de equipe, o também finlandês Kimi Raikkonen, e para o mexicano Sergio Pérez (Force India).

A sorte de Hamilton, porém, ainda não tinha terminado. Na volta seguinte, Bottas passou por um detrito na pista e estourou o pneu traseiro direito. A vitória, então, caiu no colo do britânico, que não desperdiçou e recebeu a bandeira quadriculada no primeiro lugar.

Com o triunfo, o primeiro na temporada, Hamilton chegou a 70 pontos e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, abrindo quatro de vantagem para a Vettel, que não conseguiu se recuperar e fechou a prova no quarto.

Raikkonen confirmou o segundo lugar, e Pérez completou o pódio, repetindo o resultado já obtido por ele em 2016.

O 'top-10' foi completado pelo espanhol Carlos Sainz (Renault), em quinto, pelo monegasco Charles Leclerc (Sauber), com um surpreendente sexto lugar, e pelo também espanhol Fernando Alonso (McLaren), que completou a prova na sétima posição.

O canadense Lance Stroll (Williams), o belga Stoffel Vandoorne (McLaren) e o neozelandês Brendon Hartley (Toro Rosso) fecharam a zona de pontuação do Grande Prêmio do Azerbaijão.