Topo

Conmebol quer determinar padrão de gramado em competições

Gramados na Libertadores podem virar padronizados a partir do ano que vem - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Gramados na Libertadores podem virar padronizados a partir do ano que vem
Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

25/04/2018 14h14

A Conmebol trabalha para determinar, a partir de 2019, um padrão de gramado nos estádios dos países que fazem parte da entidade, visando as partidas da Copa Libertadores e da Sul-Americana.

O projeto começou no Paraguai, país onde está a sede da Conmebol, com oficinas de preparação de gramados. Os encarregados da manutenção dos campos e dirigentes dos 11 clubes da primeira divisão do Campeonato Paraguaio receberão treinamento sobre o assunto.

A partir dessa experiência, a Conmebol pretende expandir o projeto para os demais países-membros da entidade.

O diretor de Competições de Clubes, Frederico Nantes, comentou que a Conmebol busca melhorar a qualidade dos estádios com a iniciativa, sobretudo para as transmissões de televisão.

"As partidas são transmitidas para o mundo todo e isso exige uma qualidade muito maior. Não só veremos a qualidade técnica, mas também uma melhoria na parte estética em termos de imagem", disse.

A proposta não se limita aos gramados. A Conmebol começará a inspecionar os estádios de toda a América do Sul a partir de junho para verificar se a regulação da Fifa está sendo cumprida.