Topo

Fifa criará grupo de trabalho para novo Mundial de Clubes e Liga de Nações

24/04/2018 16h56

Lisboa, 24 abr (EFE).- A Fifa acertou a criação de um grupo de trabalho para estudar as futuras competições que quer lançar, como uma renovada versão do Mundial de Clubes, que seria disputada a cada quatro anos, e a fase final de uma Liga das Nações.

Fontes ligadas ao processo afirmaram nesta terça-feira à Agência Efe que, além da criação do grupo, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez reuniões com diferentes organizações, membros do conselho da entidade, clubes e outros atores.

"O objetivo dessas reuniões foi explicar o conceito e o calendário do projeto que poderia envolver um investimento financeiro sem precedentes no futebol", disseram as fontes.

Infantino se encontrou com o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, e com dirigentes de alguns dos maiores clubes da Europa. As conversas teriam sido "encorajadoras", segundo as fontes.

A Fifa está preparando uma remodelação do Mundial de Clubes. O torneio começaria a ser realizado em 2021, com 24 equipes, 12 delas da Europa, em edições a cada quatro anos. A ideia é organizar a competição em 18 dias, o que diminuiria as datas ocupadas para a disputa, antes anual, no período.

Com o novo Mundial de Clubes a Fifa acabaria com a Copa das Confederações.

A entidade máxima do futebol está estudando a fase final de uma futura Liga de Nações, torneio que teria um "grande interesse" por parte dos torcedores. A Uefa já organizará uma versão da competição a partir da próxima temporada.

A intenção da Fifa é reverter 100% do dinheiro obtido com os torneios para o futebol. Há duas semanas, um grupo de investidores teria feito uma oferta de US$ 25 bilhões para a entidade realizar essas novas competições.