Topo

Rodada final do Clausura define último classificado para Libertadores

30/11/2017 19h08

Montevidéu, 30 nov (EFE).- Boston River, Montevideo Wanderers, Cerro e Rampla Juniors definirão neste fim de semana o quarto e último representante uruguaio na próxima edição da Taça Libertadores, na última rodada do Torneio Clausura, em que também pode sair o último rebaixado e o campeão da 'Tabla Anual'.

O time que terminar como melhor do quarteto que luta para ir ao torneio continental, obrigatoriamente, participará a partir da primeira etapa. Defensor, Peñarol e Nacional são outros três classificados e estão brigando para ocupar as duas vagas na fase de grupos.

O Boston River, com 52 pontos e saldo de gols positivo de cinco, ocupa atualmente a quarta colocação na chamada 'Tabla Anual' (Tabela Anual), que leva em conta os pontos obtidos nos Torneios Apertura, Clausura e Intermediário. Neste domingo, a equipe visitará o Danubio, já sem chances de ir à Libertadores.

Logo atrás na classificação, ocupando o quinto posto, com os mesmos 52 pontos, mas saldo zero, está o Montevideo Wanderers. A equipe da capital visitará, também neste domingo, o já rebaixado Juventud de las Piedras.

No sábado, se enfrentarão Cerro e Rampla Juniors, ambos com 50 pontos, tendo o primeiro, que atuará como visitante, saldo negativo de um, e o segundo, saldo negativo de sete. Se houver empate, ambos estarão fora da Libertadores. O vencedor terá que torcer para revés de River e Wanderers, para não precisar de goleadas.

Na parte de cima da tabela, o Defensor precisará apenas de um empate, no jogo em que receberá o Fénix, no domingo, para garantir a primeira colocação da 'Tabla Anual'. Com 86 pontos, o campeão do Apertura asseguraria vaga na final do Uruguaio.

No campeonato nacional, os vencedores das duas principais taças do ano, fazem um jogo único, para definir quem enfrentará o time que fez mais pontos ao longo da temporada. O Defensor já sabe que encarará o Peñarol, e, se levar a melhor na chamada semifinal, conquista o título de maneira direta, sem a disputa da decisão.

Os 'Carboneros', que ganharam o Clausura, e o Nacional, estão com 83 pontos e também podem alcançar a primeira colocação da 'Tabla Anual'. As duas equipes entrarão em campo no domingo, com o vencedor do torneio em disputa recebendo o Racing, e os 'Albos' visitando o Sud América.

De acordo com o regulamento, se duas ou mais equipes terminarem empatadas na primeira colocação da 'Tabla Anual', acontecerá jogo ou mini-torneios. Neste ano, por exemplo, se Peñarol e Nacional vencerem seus jogos, e o Defensor perder, todos ficarão com 86 pontos e farão um triangular para definir o título.

Na parte debaixo na tabela, além do Juventud, o Plaza Colonia também já está rebaixado. A última equipe que deverá disputar a segunda divisão pode sair neste domingo. O Sud América será rebaixado se não vencer o Nacional. Caso leve a melhor, precisar de uma derrota do El Tanque Sisley, que visitará o River Plate.

Se essa combinação acontecer, as duas equipes ficarão empatados na tabela da média de pontos das duas últimas temporadas. De acordo com o regulamento, neste caso, também terá que ser disputado jogo-extra para determinar o descenso.



Programação da 15ª rodada do Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio:.



Sexta-feira.

Plaza Colonia - Liverpool.

Sábado.

Rampla Juniors - Cerro.

Domingo.

Juventud de las Piedras - Montevideo Wanderers.

Danubio - Boston River.

River Plate - El Tanque Sisley.

Peñarol - Racing.

Sud América - Nacional.

Defensor - Fénix.