Topo

Invicto, Porto recebe Benfica e pode ampliar vantagem na ponta do Português

30/11/2017 16h27

Lisboa, 30 nov (EFE).- Líder invicto do Campeonato Português, o Porto recebe o Benfica nesta sexta-feira, no Estádio do Dragão, na partida mais esperada da 13ª rodada da competição.

Quem está de olho na partida e joga no mesmo dia é o Sporting, segundo colocado, que fará o dérbi de Lisboa contra o Belenenses, que ocupa a nona posição da tabela do Português.

Os 'Dragões' empataram pela segunda vez no torneio na última rodada, por 1 a 1, contra o Desportivo Aves, em uma partida na qual o mexicano Jesús Corona acabou expulso no início do segundo tempo.

O gol marcado por Ricardo Pereira não foi suficiente para que o Porto vencesse a partida, permitindo a participação dos dois principais rivais. O Sporting agora está a apenas dois pontos da liderança, e o Benfica três pontos atrás dos 'Dragões'.

A equipe do técnico Sérgio Conceição entra em campo amanhã praticamente obrigada a vencer o Benfica se quiser se manter no alto da tabela. Além disso, a atenção do time está dividida com a Liga dos Campeões, torneio no qual o Porto precisa vencer o Monaco para se classificar para as oitavas de final da Liga dos Campeões.

Para a partida contra o Benfica, Conceição tem praticamente força máxima, com a exceção de Corona, suspenso pela expulsão.

O Benfica, por sua vez, aproveitou o deslize do Porto e goleou o Vitória de Setúbal por 6 a 0, com dois gols do brasileiro Jonas. Quem também balançou as redes foi o veterano zagueiro Luisão.

O resultado colocou as 'Águias' perto do topo da tabela. Com uma vitória, o Benfica igualaria o Porto em pontos, entrando de vez na briga para conquistar pentacampeonato consecutivo do Português.

O técnico Rui Vitória terá um único desfalque no clássico. O goleiro belga Miles Svilar segue se recuperando de um problema que o tirou dos últimos jogos da equipe. Além disso, o veterano brasileiro Júlio César resolveu deixar o clube.

Por opção do treinador, o lateral-direito Douglas não foi relacionado e está fora do jogo. Voltaram a ser chamados por Vitória o argentino Lisandro López e o meia-atacante Rafael.

O Sporting entra em campo antes do clássico e assumirá pelo menos temporariamente a liderança do Português caso vença o Belenenses no Estádio José Alvalade. Com 30 pontos, a equipe está a dois atrás do Porto, e torce por um tropeço do rival para seguir na ponta.

Assim como os 'Dragões', o Sporting também estão imbatíveis no torneio e querem manter a sequência positiva para manter o sonho de voltar a conquistar o Português depois de 16 anos.

Para a próxima partida, Jesús não poderá contar com o lateral argentino Jonathan Silva, que está lesionado.



Programação da 13ª rodada do Campeonato Português:.

Sexta-feira.

Sporting - Belenenses.

Porto - Benfica.

Sábado.

Moreirense - Marítimo.

Tondela - Rio Ave.

Chaves - Boavista.

Domingo.

Feirense - Desportivo de Aves

Braga - Paços de Ferreira

Vitória de Setúbal - Vitória de Guimarães

Segunda-feira.

Estoril - Portimonense.