Topo

Barcelona, United e mais 4 podem avançar às oitavas da Liga dos Campeões

21/11/2017 15h01

Redação Central, 21 nov (EFE).- Barcelona, Juventus, Manchester United, Basel, Chelsea e Roma podem se classificar nesta quarta-feira às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, em dia que o Paris Saint-Germain pode garantir por antecipação a ponta do grupo B.

O time catalão e os 'Bianconeros' se enfrentarão às 17h45 (de Brasília), em Turim, pela penúltima rodada do grupo D, em que são primeiro e segundo colocados, respectivamente, e que ainda tem Sporting e Olympiacos, que duelarão no estádio José Alvalade, em Lisboa.

O Barça, que tem dez pontos até o momento, precisa de um empate, não só para se classificar, mas para carimbar passaporte às oitavas como líder da chave, o que dará direito a definir em casa o primeiro duelo eliminatório da competição.

O técnico Ernesto Valverde terá, nesta quarta-feira, o retorno do zagueiro Gérard Piqué, que não atuou contra o Olympiacos, na Grécia, por estar suspenso. O ataque da equipe deverá ser formado por Lionel Messi, Luis Suárez e Paco Alcácer, enquanto o volante Paulinho, provavelmente, começará no banco.

A Juventus, que está com sete pontos, avançará de fase se conseguir vencer o duelo com o Barcelona. Caso empate, a classificação será assegurada se o Sporting, terceiro, com quatro pontos, não conseguir derrotar o Olympicos, que tem um.

Depois de poupar titulares na derrota para a Sampdoria por 3 a 2, pelo Campeonato Italiano, o técnico Massimiliano Allegri deve utilizar força máxima. O lateral-esquerdo Alex Sandro retornará, enquanto o meia-atacante Douglas Costa disputa posição com o colombiano Juan Cuadrado.

Em Portugal, um tropeço do Sporting garantirá a classificação antecipada do Barcelona, independente do resultado do clube espanhol contra a Juve. O Olympiacos, por sua vez, sabe que a derrota o decretará a última colocação do grupo D, por antecipação.

No grupo A, o Manchester United visitará o vice-líder Basel precisando apenas de um empate para se garantir na próxima fase - se perder, bastará que o CSKA Moscou não supere o Benfica, em casa. O time suíço, por sua vez, conseguirá avançar se derrotar o time comandado pelo português José Mourinho.

A grande atração da partida no estádio St. Jakob Park poderá ser a presença do atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, que voltou ao futebol após sete meses no sábado, na vitória dos Diabos Vermelhos sobre o Newcastle por 4 a 1. O veterano viajou e tem chance de ser relacionado.

Na Rússia, o Benfica, do goleiro Julio César, do lateral-direito Douglas, dos zagueiros Luisão e Jardel, do meia Filipe Augusto e dos atacantes Jonas e Gabigol, será último colocado da chave por antecipação, se não conseguir vencer o CSKA.

No grupo C, mais equilibrado da competição até o momento, Roma e Chelsea só dependem de vitórias simples para carimbar passaporte às oitavas. A equipe italiana, líder isolada, com oito pontos, visitará nesta quarta-feira o Atlético de Madrid, que está em terceiro, com três pontos.

Os 'Blues', embora estejam na vice-liderança, com sete pontos, tem missão bem mais simples, pois irão até o Azerbaijão para encarar o lanterna Qarabag. Caso o time de David Luiz e Willian empate, a torcida será para que o jogo na Espanha também fique igual, para avançar junto com a Roma.

O grupo B já tem classificados definidos, com o Paris Saint-Germain aparecendo na ponta com 12 pontos. A equipe de Neymar receberá o Celtic, precisando de resultado melhor que o já classificado Bayern de Munique - que visitará o Anderlecht -, para assegurar o primeiro lugar da chave.

Se a diferença de três pontos for mantida, o PSG vai para a última rodada, em que encarará o time alemão, podendo perder por até três gols de diferença para ser líder. Isso porque, o primeiro critério de desempate do torneio é o confronto direito, e o time da capital francesa levou a melhor por 3 a 0 sobre o rival.