Topo

Peñarol tem primeira chance de conquistar Clausura uruguaio neste domingo

17/11/2017 17h07

Montevidéu, 17 nov (EFE).- O Peñarol poderá conquistar neste domingo o título do Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio, caso vença o Plaza Colonia, em casa, desde que o vice-líder, Defensor, seja derrotado pelo surpreendente Boston River, que hoje estaria se classificando para a Taça Libertadores.

Os 'Carboneros' estão na ponta isolada da tabela com 33 pontos, em campanha irretocável, com vitórias em todos os jogos disputados na competição. Além disso, a equipe tem o melhor ataque, com 27 gols anotados, e a melhor defesa, com apenas cinco sofridos.

O Plaza Colonia, campeão da última edição do Clausura, só marcou oito pontos nesta edição, e é antepenúltimo colocado. Para piorar, a equipe está na lanterna da classificação com as médias de pontos dessa e da edição passada do Uruguaio, que define os três rebaixados.

Nas próximas quatro rodadas, o Peñarol precisa somar apenas seis pontos para erguer o troféu. A situação pode ser resolvida neste fim de semana, no entanto, caso consiga abrir dez de frente para o Defensor, campeão do Apertura, que tem 26.

O título, colocará o time comandado por Leonardo Ramos, na semifinal do Campeonato Uruguaio, que é disputada pelos dois campeões de torneios na temporada.

O vencedor, enfrentará na sequência o time que liderar a chamada 'Tabla Anual', que é o somatório de pontos dos dois torneios. Nesse momento, o Defensor lidera, com 79 pontos, seguido pelo próprio Peñarol, que tem tem 77, e o Nacional, que está com 76.

Em terceiro na classificação da temporada, os 'Tricolores' estão na mesma posição no Clausura, com 22 pontos. A equipe, que receberá Fénix, 11º na competição, tem remotas chances de título, precisando vencer todos os jogos, com o arquirrival da capital ficando zerado.

Matematicamente, os três primeiros da 'Tabla Anual' já estão garatidos na próxima edição da Taça Libertadores, cujas quatro vagas são distribuídas para os dois finalistas do campeonato, e mais o terceiro e quarto na pontuação geral.

A última vaga, desta forma, está em aberta, com o Boston River encabeçando a disputa, com 49 pontos, mesma pontuação do Rampla Juniors, que leva a pior pelo saldo de gols. Cerro, com 48, Montevideu Wanderers, com 46, e Danubio, com 42, também estão na briga.



Programação da 12ª rodada do Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio:.



Sábado.

El Tanque Sisley - Juventude de las Piedras.

Cerro - River Plate.

Nacional - Fénix.

Domingo.

Boston River - Defensor.

Montevideo Wandereres - Rampla Juniors.

Liverpool - Sud America.

Racing - Danubio.

Peñarol - Plaza Colonia.