Topo

COI divulgará em 5 de dezembro se Rússia participará dos Jogos de PyeonChang

17/11/2017 13h24

Redação Central, 17 nov (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta sexta-feira que a Executiva da entidade se anunciará no próximo 5 de dezembro, em Lausanne, na Suíça, a decisão sobre a participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerá neste ano em PyeonChang, na Coreia do Sul.

Ontem, a Agência Mundial Antidoping (Wada) manteve a suspensão do órgão da Rússia de combate ao uso de substâncias ilegais, a Rusada. O motivo foi a entidade nacional não ter reconhecido as conclusões do relatório McLaren, que apontou para a existência de um esquema de doping, patrocionado pelo governo local.

A medida da Wada tem sido apontada como um primeiro passado para manter os atletas do país do Leste Europeu fora dos Jogos de Inverno. Agora, a decisão do COI será anunciada durante a próxima reunião do Comitê Executivo da entidade.

O relatório McLaren acusa a Rússia de promover um sistema de consumo de substâncias proibidas, apontando que mais de mil esportivas foram envolvidos, entre 2011 e 2015. O governo do país nega todas as conclusões do documento.