Topo

Vázquez diz que Cartes não conversou sobre Paraguai ser sede da Copa de 2030

25/09/2017 16h26

Montevidéu, 25 set (EFE).- O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, disse nesta segunda-feira que o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, não disse uma "única palavra" sobre a possível organização conjunta da Copa do Mundo de 2030.

"Falei com o presidente Cartes, que me ligou no dia da partida entre Uruguai e Paraguai. Me ligava para falar que não viria na reunião de outubro que organizamos com a Organização Mundial de Saúde sobre doenças não transmissíveis e não disse uma única palavra sobre a Copa de 2030", afirmou Vázquez.

As declarações foram dadas pelo presidente do Uruguai depois de participar com uma reunião com seus ministros no departamento de Rocha, no sudeste do país. Vázquez afirmou que, por enquanto, a parceria para sediar o torneio é apenas com a Argentina.

No entanto, Vázquez disse ser viável organizar a Copa do Mundo de 2030 com os três países, devido à proximidade das capitais.

"Há países enormes como os EUA que fizeram (a Copa) em diferentes estados. O Brasil também. Um voo de Buenos Aires a Montevidéu ou Punta del Este é de meia hora. Assunção a Montevidéu ou Buenos Aires, umas duas horas. Acredito que temos que conceber o Mundial pela sua importância, além das fronteiras dos países", afirmou.

Ao ser perguntado sobre as agressões a dois juízes das divisões inferiores do futebol uruguaio, que provocou a paralisação das atividades do sindicato de árbitros em todos os torneios, Vázquez foi enfático e repudiou a violência no esporte.

"O que ocorreu é um fato isolado que repudio e rejeito totalmente, mas não podemos agir pelas exceções", disse.