Topo

Portugal prepara homenagens a vítimas de incêndio antes de estreia

Cristiano Ronaldo foi um dos jogadores a assinar a carta - Kacper Pempel/Reuters
Cristiano Ronaldo foi um dos jogadores a assinar a carta Imagem: Kacper Pempel/Reuters

Das agências internacionais

Em Lisboa (POR)

18/06/2017 08h46

Os jogadores da seleção de Portugal usarão neste domingo, no duelo contra o México (às 12h de Brasília), que abrirá o grupo B da Copa das Confederações, faixas pretas de luto pelas vítimas do incêndio que começou ontem no município de Pedrógão Grande, próximo de Leiria e que já matou mais de 50 pessoas.

O gesto foi anunciado em um comunicado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que também solicitou à Fifa um minuto de silêncio antes da partida como homenagem às vítimas.

Além destas homenagens, será lida antes da partida uma mensagem em português, russo e inglês sobre o incêndio em Pedrógão Grande, classificado pelo governo português como "a maior tragédia de vítimas humanas" dos últimos tempos por um caso deste tipo em Portugal.

Após tomar conhecimento da magnitude da tragédia, a seleção portuguesa divulgou um comunicado no qual disse que o acontecimento "não pode deixar ninguém indiferente".

Os jogadores e o técnico, Fernando Santos, enviaram suas "mais sentidas condolências" às famílias das vítimas e transmitiram seu apoio.

"O dia em que iniciamos a participação na Copa das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o país. Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemos-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração", acrescenta a nota.