Topo

Após bater o Dortmund, Benfica põe liderança do Português à prova

16/02/2017 17h24

Lisboa, 16 fev (EFE).- Apenas um ponto à frente do Porto no topo da tabela do Campeonato Português, o Benfica terá a liderança colocada em xeque neste fim de semana, durante a 22ª rodada, já que no domingo enfrentará o sempre perigoso Braga, quarto colocado, enquanto os 'Dragões' jogarão já nesta sexta-feira contra o Tondela.

O moral dos 'Encarnados', que soma 51 pontos, cresceu na última quarta-feira, quando venceram o Borussia Dortmund por 1 a 0 no Estádio da Luz, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O destaque foi o goleiro brasileiro Ederson, autor de grandes defesas, incluindo uma em cobrança de pênalti do sempre perigoso Aubameyang.

Contudo, o arqueiro será desfalque diante do Braga, já que cumprirá suspensão. O substituto será outro velho conhecido, Julio César, titular da seleção brasileira nas duas últimas Copas do Mundo.

A grande incógnita é o atacante Jonas, principal referência do ataque benfiquista nas últimas temporadas, mas que vem atravessando uma série de lesões, que inclusive o tiraram do jogo contra o Dortmund. Outro considerado titular que está machucado é o zagueiro Lisandro López.

O Porto, por sua vez, entrará em campo já nesta sexta-feira para ter mais tempo para se preparar para seu compromisso na 'Champions'. O time do técnico Nuno Espírito Santo receberá a Juventus, também pelas oitavas.

Diante do lanterna do Português, também no Estádio do Dragão, o bicampeão europeu tentará assumir a liderança provisória para depois "secar" o rival Benfica. Para isso, Nuno contará com equipe completa, embora possivelmente poupe alguns titulares de olho na 'Velha Senhora'.

Na briga pela terceira colocação, a última a classificar para a próxima Liga dos Campeões, o Sporting tem três pontos de frente em relação ao Braga. Cientes da possibilidade de aumentar a diferença, já que o concorrente vai encarar o líder, os 'Leões' buscarão a vitória diante do Rio Ave, no sábado, no José Alvalade.

O duelo em Lisboa será especial para o goleiro do Alviverde, Rui Patrício, que vestirá pela 400ª vez a camisa da equipe que o revelou. Outro que tem grande expectativa em relação ao confronto é o atacante Campbell, que pode retornar depois de duas semanas se recuperando de contusão.



Programação da 22ª rodada do Campeonato Português:.



Sexta-feira.

Porto - Tondela.

Sábado.

Chaves - Arouca.

Moreirense - Estoril.

Feirense - Boavista.

Sporting - Rio Ave.

Domingo.

Paços de Ferreira - Vitória de Setúbal.

Belenenses - Vitória de Guimarães.

Braga - Benfica.

Segunda-feira.

Marítimo - Nacional.