Topo

Seleção brasileira vai em busca do 12º título no Sul-Americano sub-20

17/01/2017 18h54

Redação Central, 17 jan (EFE).- A seleção brasileira iniciará a partir desta quarta-feira a caminhada rumo a seu 12º título do Campeonato Sul-Americano sub-20, no Equador, tentando encerrar um jejum que dura desde 2011, quando Neymar, Lucas Moura, Casemiro e companhia ergueram o troféu de campeão.

Os comandados pelo campeão olímpico Rogério Micale estão no grupo A, ao lado de Equador, anfitrião do torneio, Chile, Colômbia e Paraguai. Quatro das cinco rodadas serão disputadas em Riobamba, e a terceira acontecerá em Ambato.

Nas últimas duas edições, o Brasil decepcionou. Mais recentemente, ficando na quarta colocação em 2015, no Uruguai. Quatro anos atrás, na Argentina, o fracasso foi ainda maior, com a lanterna em uma das chaves, tendo vencido apenas uma das quatro partidas disputadas.

Para o torneio deste ano, Micale aposta em alguns jogadores que estão começando a ganhar espaço em grandes do futebol brasileiro, como o zagueiro Lyanco, do São Paulo, o volante Douglas Luiz, do Vasco, e os atacantes Felipe Vizeu, do Flamengo, e Richarlison, do Fluminense.

Entre os 'estrangeiros' do elenco montado pelo campeão olímpico, destaque para o meia Caio Henrique, que no início de 2016 trocou o Santos pelo Atlético de Madrid.

O primeiro adversário da seleção brasileira será o Equador, que disputará o torneio com 11 dos 21 jogadores que defenderam o país no Campeonato Mundial sub-17 de 2015. Na competição, a 'Tri' conseguiu chegar às quartas de final e acabou eliminada pelo México.

O principal nome dos anfitriões é o meia Bryan Cabezas, que foi vice-campeão da Taça Libertadores, com o Independiente del Valle, e agora atua na Atalanta, da Itália. Outra aposta é o lateral-esquerdo Pervis Estupiñán, que embora atue na linha defensiva, veste a camisa 10 do Equador.

A Colômbia chega para a disputa com um retrospecto recente de bons resultados, sob o comando de Carlos Restrepo. Campeã em 2013, a seleção foi vice no ano passado, o que valeu vaga em repescagem para disputar os Jogos Olímpicos, vaga que veio com vitória sobre os Estados Unidos.

Os 'Cafeteros', que pegarão o Paraguai na primeira rodada, apostam as fichas nos meias Juan Camilo Hernández, do América de Cali, e Juan Pablo Ramírez, do Atlético Nacional, e também no atacante Damir Ceter, do Independiente Santa Fé.

Já a 'Albirroja' entrará na competição também com a base montada para o Mundial sub-17 disputado há dois anos. O grande desfalque é o atacante Sergio Díaz, artilheiro do Real Madrid B na segunda divisão do Campeonato Espanhol.

Por outro lado, o técnico Pedro Sarabia, que disputou as Copas do Mundo de 1998 e 2002, conta com o zagueiro Saúl Salcedo, do Olimpia, e os meias Mathías Villasanti, do Cerro Porteño e Jesús Medina, do Libertad. Os jogadores já são titulares nos seus respectivos times.

O Chile, que folga na rodada de abertura e estreia contra o Brasil, neste sábado, tentará voltar a se classificar para o Mundial, depois de decepcionante campanha na edição de 2015 do Sul-Americano, em que o país ficou na lanterna de um dos grupos, chegando a ser goleado pelo Uruguai por 6 a 1.

A 'Roja' conta com um dos candidatos a destaque individual do campeonato, o atacante Jeisson Vargas, de 18 anos e que atua no Estudiantes, da Argentina. O promissor jogador já foi convocado duas vez, inclusive, para defender a seleção principal nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Nesta primeira fase, as cinco seleções de cada grupo - no B estão Argentina, Uruguai, Peru, Venezuela e Bolívia -, avançam para o hexagonal final, que será toda disputada no estádio Olímpico Atahualpa de Quito. Nesta etapa decisiva, os quatro melhores colocados vão ao Mundial, que acontecerá na Coreia do Sul.