Poliglota, paciente e talentoso: Rosberg repete pai e é campeão na Fórmula 1
Redação Central, 27 nov (EFE).- O alemão Nico Rosberg esperou muito, mais precisamente duas temporadas, para enfim superar o britânico Lewis Hamilton, seu companheiro na Mercedes, e ser campeão mundial de Fórmula, repetindo o feito do pai, o finlandês Keke Rosberg, que levantou a taça em 1982.
Neste domingo, o dono do carro número 6 terminou na segunda colocação no Grande Prêmio de Abu Dhabi, um lugar acima do que precisava para ficar com o título. O piloto chegou assim aos 385 pontos, ficando com cinco a mais que o rival, que levou a melhor na etapa final.
O vice, com que o três vezes campeão Hamilton teve que se contentar, foi o máximo que Rosberg havia conseguido na carreira, nas duas temporadas anteriores. Em 2014 e 2015, o alemão, nascido na cidade de Wiesbaden, acabou batido por Hamiton.
Poliglota, sempre com fala tranquila e pausada, Nico Rosberg foi moldado para ser piloto de corridas. Começou no kart com apenas seis anos de idade, 11 antes de conquistar o título da Fórmula BMW, em que arrancou de maneira fulminante na reta final da temporada, vencendo as quatro últimas corridas.
Em 2005, ergueu o troféu da GP2, principal porta de entrada da Fórmula 1, logo na primeira participação. Naquele ano, o alemão já era piloto de testes da Williams, que o efetivou no ano seguinte, para disputar o Mundial ao lado do australiano Mark Webber.
Ao todo, foram quatro anos como titular do time britânico, em que chegou a ser sétimo lugar na temporada 2009. O melhor resultado no período foi a segunda colocação no Grande Prêmio de Cingapura, em 2008, prova marcada por polêmica envolvendo acidente de Nelsinho Piquet, então na Renault.
A chegada na Mercedes, que voltava a categoria como construtor, substituindo a Brawn GP aconteceu em 2010. Rosberg formou um time genuinamente alemão, já que seu companheiro seria o heptacampeão mundial, Michael Schumacher, que retornava à categoria.
Na primeira temporada, o agora campeão conseguiu acumular três terceiros lugares, marcou 142 pontos e repetiu o sétimo lugar do ano anterior. De quebra, o promissor piloto desbancou o ídolo veterano, feito repetido nos dois anos seguinte, últimos da carreira de Schumi.
No último ano da dupla, em 2012, o jovem alemão conquistou a primeira vitória da carreira, no Grande Prêmio da China, em que também havia cravado a pole position.
No ano seguinte, Rosberg ganhou a companhia de Hamilton, a quem já havia enfrentado em categorias de acesso. Amigos, os dois logo se tornariam rivais, especialmente a partir de 2014, quando a Mercedes destronou a Red Bull da condição de melhor equipe da Fórmula 1.
O agora campeão e Hamilton travaram inúmeros duelos, trocaram acusações e tiveram momentos de frios contatos nos boxes, pódios, para loucura dos diretores da Mercedes, que chegaram a repreender publicamente a dupla.
Neste domingo, o britânico fez de tudo para impedir o título do rival, que venceu nove provas nesta temporada, sendo o mais regular em mais uma temporada de briga intensa dentro da garagem do time prateado.
Com o título, Rosberg se tornou o segundo filho a repetir o feito do pai e ficar com o título da temporada. Antes dele, o britânico Damon Hill, em 1996, igualou o Graham Hill, que venceu duas temporadas, em 1962 e 1968.
O dono do carro de número 6 ainda foi o terceiro alemão a ser campeão, depois de Michael Schumacher e Sebastian Vettel. Além disso, foi o primeiro campeão inédito desde 2010, quando o atual piloto da Ferrari levou a melhor, a bordo da Red Bull.
Neste domingo, o dono do carro número 6 terminou na segunda colocação no Grande Prêmio de Abu Dhabi, um lugar acima do que precisava para ficar com o título. O piloto chegou assim aos 385 pontos, ficando com cinco a mais que o rival, que levou a melhor na etapa final.
O vice, com que o três vezes campeão Hamilton teve que se contentar, foi o máximo que Rosberg havia conseguido na carreira, nas duas temporadas anteriores. Em 2014 e 2015, o alemão, nascido na cidade de Wiesbaden, acabou batido por Hamiton.
Poliglota, sempre com fala tranquila e pausada, Nico Rosberg foi moldado para ser piloto de corridas. Começou no kart com apenas seis anos de idade, 11 antes de conquistar o título da Fórmula BMW, em que arrancou de maneira fulminante na reta final da temporada, vencendo as quatro últimas corridas.
Em 2005, ergueu o troféu da GP2, principal porta de entrada da Fórmula 1, logo na primeira participação. Naquele ano, o alemão já era piloto de testes da Williams, que o efetivou no ano seguinte, para disputar o Mundial ao lado do australiano Mark Webber.
Ao todo, foram quatro anos como titular do time britânico, em que chegou a ser sétimo lugar na temporada 2009. O melhor resultado no período foi a segunda colocação no Grande Prêmio de Cingapura, em 2008, prova marcada por polêmica envolvendo acidente de Nelsinho Piquet, então na Renault.
A chegada na Mercedes, que voltava a categoria como construtor, substituindo a Brawn GP aconteceu em 2010. Rosberg formou um time genuinamente alemão, já que seu companheiro seria o heptacampeão mundial, Michael Schumacher, que retornava à categoria.
Na primeira temporada, o agora campeão conseguiu acumular três terceiros lugares, marcou 142 pontos e repetiu o sétimo lugar do ano anterior. De quebra, o promissor piloto desbancou o ídolo veterano, feito repetido nos dois anos seguinte, últimos da carreira de Schumi.
No último ano da dupla, em 2012, o jovem alemão conquistou a primeira vitória da carreira, no Grande Prêmio da China, em que também havia cravado a pole position.
No ano seguinte, Rosberg ganhou a companhia de Hamilton, a quem já havia enfrentado em categorias de acesso. Amigos, os dois logo se tornariam rivais, especialmente a partir de 2014, quando a Mercedes destronou a Red Bull da condição de melhor equipe da Fórmula 1.
O agora campeão e Hamilton travaram inúmeros duelos, trocaram acusações e tiveram momentos de frios contatos nos boxes, pódios, para loucura dos diretores da Mercedes, que chegaram a repreender publicamente a dupla.
Neste domingo, o britânico fez de tudo para impedir o título do rival, que venceu nove provas nesta temporada, sendo o mais regular em mais uma temporada de briga intensa dentro da garagem do time prateado.
Com o título, Rosberg se tornou o segundo filho a repetir o feito do pai e ficar com o título da temporada. Antes dele, o britânico Damon Hill, em 1996, igualou o Graham Hill, que venceu duas temporadas, em 1962 e 1968.
O dono do carro de número 6 ainda foi o terceiro alemão a ser campeão, depois de Michael Schumacher e Sebastian Vettel. Além disso, foi o primeiro campeão inédito desde 2010, quando o atual piloto da Ferrari levou a melhor, a bordo da Red Bull.
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