Topo

Membros da Federação Turca de Futebol renunciam em investigação por golpe

31/07/2016 12h49

Istambul, 31 jul (EFE).- Todos os dirigentes e membros de comissões da Federação Turca de Futebol (TFF) renunciaram aos seus cargos neste domingo, como parte das investigações sobre possíveis vínculos do órgão com a tentativa de golpe de Estado no país.

Um comunicado, disponível no site da TFF, afirma que, por causa do fracassado golpe do último dia 15 de julho, todos os funcionários da federação serão investigados por eventuais laços com o movimento do clérigo exilado Fethullah Gülen, acusado pelo governo de ser o responsável pelo levante no país.

"A TFF está compartilhando com as instituições do governo todas as informações sobre os funcionários do órgão e os membros de suas diversas comissões", afirma o comunicado.

"Neste estado de emergência, e pelo bem das investigações de segurança em andamento, todos os presidentes e membros dos órgãos dependentes da federação apresentaram suas renúncias", conclui.

O governo prometeu erradicar totalmente do país o movimento de Gülen, formado em grande parte por funcionários religiosos praticantes, que ocupavam postos-chave da administração para reduzir o poder da antiga elite laica turca.

Durante anos, o grupo de Gülen foi um aliado próximo do partido islamita AKP que governa a Turquia desde 2002, mas eles entraram em confronto em 2013, em uma luta cruel pelo poder.