Topo

COI admite indefinição quanto a atletas russos, mas nega dano aos Jogos

31/07/2016 15h45

Rio de Janeiro, 31 jul (EFE).- A entrevista coletiva concedida pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, neste domingo no Parque Olímpico foi tomada por perguntas sobre a situação da delegação russa, afetada por casos de doping, e ele admitiu ainda haver algumas indefinições, mas negou haver mancha nesta edição dos Jogos.

"Isso se deve a razões bastante óbvias. O COI não é responsável pela linha do tempo seguida pela Wada nem pelo credenciamento dos laboratórios. Por isso, o COI não pode ser responsabilizado por alguns atletas ainda não terem a presença confirmada. Estamos a poucos dias do início das competições, e tudo será resolvido", garantiu o dirigente.

Até agora, estão fora do Rio 2016 toda a equipe de atletismo, além de atletas da natação, do remo, da canoagem e do levantamento de peso da Rússia.

Como explicado por Bach na coletiva, a definição dos atletas russos que poderão participar dos Jogos está sendo feita em três etapas. A primeira foi uma filtragem das federações internacionais, e a segunda, foi excluir quem já violou as normas antidoping alguma vez. A última, que está em processo, é a decisão final baseada em um conselho com pareceres e especialistas indicados pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).

"Não acho que no final isso representará dano aos Jogos porque as pessoas percebem que tivemos de tomar decisões agora. Imaginem se não tivéssemos tomado decisões agora, imaginem o problema que seria termos de decidir depois. Acredito que as pessoas entendem que fazemos o melhor possível para responder a essa situação e proteger todos os atletas limpos do mundo", frisou.

Por fim, Bach disse que terá mais tempo para analisar o que acontece na Rússia, onde o uso de substâncias proibidas foi fomentado pelo governo, depois dos Jogos do Rio. Ele pediu para que os críticos façam o mesmo e esperem.

"Temos de conseguir soluções rápidas para antes da Olimpíada. E aí, depois dos Jogos, haverá mais tempo para analisar e resolver toda a situação. Aconselho a todos e principalmente a nós mesmos a analisar esssa situação com um pouco de distanciamento, sem ser contamidados pelo debate tão caloroso", destacou.