Topo

Após arrastões e roubos a turistas, COI reitera confiança na segurança do Rio

31/07/2016 13h59

Rio de Janeiro, 31 jul (EFE).- A poucos dias do início dos Jogos do Rio de Janeiro, a capital fluminense viveu mais alguns casos de violência urbana nesta semana, mas mesmo assim o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, garantiu neste domingo confiar no esquema de segurança preparado na cidade para o evento esportivo.

Nos últimos dias, houve um arrastão no bairro Flamengo e outro no Túnel Reobouças, que liga as zonas norte e sul, além de casos de roubo a turistas estrangeiros, entre eles alemães, ingleses chineses e uma equipe de imprensa da Austrália.

"Temos plena confiança nas autoridades de segurança brasileiras. Obviamente, estamos em contato, e recebemos relatórios regularmente. O COI está levando em consideração medidas relacionadas à Olimpíada, mas podemos ver o trabalho da polícia e das forças armadas do Brasil e confiamos nele plenamente", declarou Bach em entrevista concedida no Parque Olímpico.

O dirigente afirmou também que estão sendo feitos os últimos preparativos para os Jogos. Ele revelou que faltam apenas ajustes comuns em todas as edições do evento, mas garantiu que, especificamente sobre a Vila dos Atletas, não há mais com que se preocupar.

"Deixei a Europa dias atrás e ouvi noticias perocupantes (sobre a Vila) e é por isso que decidi ir diretamente do aeroporto para a Vila. Eles tiveram de me aceitar sem fazer barba e sem banho. Quando cheguei, atletas e chefes de missão demonstraram uma atitude positiva", relatou.

"Alguns disseram: 'Estávamos com problema de vazamento de água, mas agora está tudo bem'. A Vila é ótima, o ambiente é fantástico. Todos trabaharam em conjunto pra tornar a Vila um bom lugar", completou o presidente do COI, que manteve o tom positivo inclusive ao falar sobre a poluição da Baía de Guanabara.

"Existem testes todos os dias, e a água está de acordo com padrões da OMS. Há medidas para remoção de resíduos. Também havia preocupação com o vôlei de praia, mas tudo está sendo resolvido, todas as peças estão se encaixando", destacou.

"A expectativa que temos é por grandes Jogos. Há retoques, como sempre, mas nossos amigos brasileiros se mostraram capazes de vencer desafios. Esperamos grandes Jogos, com o espírito do Rio de Janeiro", acrescentou Bach, que definiu o que acredita ser uma Olimpíada com a cara do Brasil: "Cheia de paixão e alegria de viver".