Topo

Austrália diz que alarmes de incêndio estavam desativados durante incidente

30/07/2016 20h31

Rio de Janeiro, 30 jul (EFE).- A retirada de desportistas australianos dos apartamentos que ocupam na Vila Olímpica por causa de uma ameaça de incêndio registrada na sexta-feira aconteceu quando os alarmes estavam desligados, afirmou neste sábado a chefe dessa delegação, Kitty Chiller.

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 informou na sexta-feira que os mecanismos de alerta foram ligados nesse dia às 17h por causa da fumaça que se espalhou pelas escadas do prédio depois que algumas caixas de papelão armazenadas no porão pegaram fogo devido a um cigarro aceso acidentalmente.

"Tivemos uma reunião com o Comitê Organizador Rio 2016 e com o Comitê Olímpico Internacional. Ninguém culpou ninguém. Ninguém podia imaginar que um incêndio aconteceria no edifício", disse Chiller durante uma entrevista coletiva.

"Pedimos ao Rio 2016 que reforce a política de proibição de fumar em toda a Vila, porque é uma área de não fumantes", disse Chiller.

Ela afirmou, no entanto, que os alarmes tinham sido desligados a fim de realizar diversos consertos em alguns prédios ao lado e que após o incidente de ontem se estabeleceu que somente uma pessoa podia manipulá-los.

A delegada da Austrália acrescentou que os alarmes foram testados hoje duas vezes em um período de três horas e todos funcionaram perfeitamente.

A delegação australiana, que até agora foi a que fez mais críticas às condições da Vila Olímpica, se negou a ocupar no domingo passado os apartamentos que a organização lhes atribuiu na Vila, após queixar-se do mal estado de alguns alojamentos.