Topo

Federação internacional exclui toda a equipe russa de levantamento de peso

29/07/2016 15h35

Moscou, 29 jul (EFE).- A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) excluiu nesta sexta-feira toda a equipe russa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, tanto por envolvimento em casos de uso de substâncias proibidas quanto por ser mencionada no chamado relatório McLaren, que denunciou o doping de Estado no país.

"A integridade do levantamento de peso se viu seriamente danificada muitas vezes e a níveis múltiplos pelos russos, por isso a correspondente punição foi aplicada, para preservar o status do esporte", informou hoje a IWF em comunicado.

O Comitê Olímpico Russo tinha selecionado oito levantadores de peso, dos quais dois deram positivo (Tatiana Kashirina e Anastasia Romanova) e outros quatros são citados pelo relatório McLaren.

Na nota, a federação internacional destacou as "surpreendentes e decepcionantes estatísticas" dos atletas da Rússia quanto a doping, o que foi confirmado porque sete deles deram positivo na repetição das análises dos Jogos de Pequim e Londres. Além disso, a entidade anunciou também que não convidará árbitros do país para as disputas no Rio.

Há dois dias, a IWF notificou 11 novos casos de positivos durante Londres 2012, entre os quais figuram os russos Natalya Zabolotnaya, prata na categoria até 75 quilos, e Aleksandr Ivanov, prata na até 94 quilos.