Topo

Rússia admite que 8 atletas de sua equipe olímpica têm histórico de doping

25/07/2016 10h06

Moscou, 25 jul (EFE).- O Comitê Olímpico da Rússia admitiu nesta segunda-feira que oito atletas da equipe olímpica do país têm histórico de doping e por isso poderiam ser proibidos de disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

"Segundo os dados em meu poder, atualmente são oito atletas", afirmou Aleksandr Zhukov, presidente do Comitê Olímpico da Rússia, ao responder sobre os atletas do país envolvidos em casos de doping.

No entanto, o dirigente não descartou que em breve apareçam novos nomes de atletas russos nessa lista com base nas denúncias feitas no relatório McLaren a pedido da Agência Mundial Antidoping (Wada).

"Falei com quase todos os presidentes das federações dos esportes de verão. Estão trabalhando ativamente e formando as listas de atletas que têm históricos de doping", afirmou.

Zhukov disse que as listas de atletas russos que poderão disputar os Jogos do Rio deverão ser elaboradas em "questão de horas e dias" com as federações internacionais.

"Essas relações devem ser aprovadas por especialistas da Corte Arbitral do Esporte. Eles devem dar sinal verde às relações apresentadas pelas federações internacionais", destacou.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) cedeu às federações internacionais a responsabilidade de decidir sobre quais atletas russos poderão disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Eles terão que cumprir uma série de critérios, entre eles o mais importante: nunca terem sido pegos em exames antidoping. Além disso, se autorizados, serão submetidos a novos exames realizados pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

A Wada, que tinha recomendado que a equipe olímpica russa fosse excluída dos Jogos do Rio, se disse decepcionada com a decisão do COI.